• Matéria: História
  • Autor: davidvperazzo
  • Perguntado 3 anos atrás

1- Cita a causa da transferência da Família Real para o Brasil e quais foram benefícios para o Brasil
2- O que foi a Revolução do Porto e quais exigências passaram a ser feitas por Portugal a D. João VI ?
3- Como a elite brasileira encarou a Independência de Portugal ?
4- Cita as consequências da Independência do Brasil de Portugal.

Respostas

respondido por: mafextas
0

Resposta:

1) A vinda da família real portuguesa para o Brasil ocorreu em 29 de novembro de 1807 e a comitiva aportou em Salvador (BA), em 22 de janeiro de 1808. O refúgio no Brasil foi uma manobra do príncipe regente, D. João, para garantir que Portugal continuasse independente quando foi ameaçado de invasão por Napoleão Bonaparte.

2) A Revolução Liberal do Porto foi um levante militar que aconteceu em 1820 e foi apoiado pelas elites de Portugal. Aconteceu por conta da crise política e econômica que o país enfrentava com a transferência da Corte para o Brasil. As Cortes exigiam o estabelecimento de uma monarquia constitucional em Portugal.

4) como a independência do Brasil, o país tornou-se soberano e organizou-se com uma monarquia. Na América do Sul, o Brasil foi a única monarquia, pois as outras nações organizaram-se como repúblicas.

respondido por: houlygiovana
0

Resposta:

1. A Família Real nunca tinha vindo visitar o Brasil desde o descobrimento. Somente em 1808, D. João resolveu que a família real portuguesa e a corte teriam que vir para o Brasil. O que motivou essa mudança foi a guerra entre ingleses e franceses, em que Napoleão Bonaparte ameaçou invadir Portugal.

2. A Revolução Liberal do Porto foi um levante militar que aconteceu em 1820 e foi apoiado pelas elites de Portugal. Aconteceu por conta da crise política e econômica que o país enfrentava com a transferência da Corte para o Brasil. As Cortes exigiam o estabelecimento de uma monarquia constitucional em Portugal.

3. A independência do Brasil aconteceu na medida em que a elite brasileira percebeu que o desejo dos portugueses era restabelecer os laços coloniais. Quando a relação ficou insustentável, o separatismo surgiu como opção política, e o príncipe regente acabou sendo convencido a seguir esse caminho.

4. Dom Pedro foi coroado imperador e nomeado como d. Pedro I em 1º de dezembro de 1822. Com isso, foi inaugurado o Primeiro Reinado (1822-1831). Outra consequência da independência foi o endividamento do país, já que Portugal cobrou dois milhões de libras do Brasil como indenização.

BONS ESTUDOS

Perguntas similares