Respostas
Resposta:Descolonização é o processo pelo qual uma ou mais colônias adquirem a sua independência e isso pode ocorrer de forma pacífica ou não. Geralmente faz-se um acordo entre a potência colonial e os líderes de movimentos de libertação.
Explicação:
Resposta:
O processo de descolonização ocorreu de várias formas. Quando a independência de uma colônia realizava-se de forma pacífica, concessões graduais eram feitas pelas metrópoles. Em geral, a ex-colônia e a ex-metrópole mantinham boas relações. Os novos Estados passavam a fazer parte da área de influência do antigo dominador e recebiam ajuda econômica. Por outro lado, quando a independência ocorria de forma violenta, havia uma total ruptura na qual as ex-colônias enfrentavam a repressão violenta de ex-metrópoles: a força era empregada no movimento de libertação nacional.
Em geral, os processos de descolonização mais pacíficos foram os das colônias inglesas. A Grã-Bretanha, poderosa potência colonizadora, percebeu que a descolonização no pós-guerra era um processo irreversível. O país, portanto, tratou de manobrar para manter as ex-colônias como sua área de influência. Para isso, fez com que a independência política não significasse, na maioria dos casos, independência econômica. A Grã-Bretanha também adotou uma política de descolonização gradativa: primeiramente interna, depois também na política externa (como foi o caso da Índia e do Ceilão).
A França, por outro lado, que não pretendia reconhecer a independência de suas colônias, veio a sofrer inúmeros problemas. Tentou promover “reformas” econômicas e sociais, porém, houve um agravamento da situação, pois o país recorreu à violência para conter as agitações que ficaram descontroladas (como na Argélia). Esse tratamento violento gerou oposição rancorosa entre colonizados e colonizadores. Tal situação permitiu o desenvolvimento de grupos armados comunistas, como no caso do Vietnã do Norte, que terminou aderindo ao socialismo.