• Matéria: História
  • Autor: LolideChernobyl
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o texto a seguir.  

A operação mosquito tinha como objetivo derrubar o avião de João Goulart em 1961, quando retornava da china para assumir a presidência do Brasil. Leia um trecho da reportagem sobre o então tenente Roberto Baere da aeronáutica e seu comentário sobre o episódio: “(...) Segundo relato do coronel-aviador Roberto Baere, o plano era impedir que o avião que trazia Jango de Porto Alegre para Brasília, chegasse à capital federal. O então tenente do 1º Grupamento de Aviação de Caça da Base Aérea de Santa Cruz disse ter recebido ordens do comandante da base, tenente-coronel Paulo Costa (já morto), para preparar os caças a fim de abater o avião do vice-presidente. Baere disse que ele e três colegas se recusaram a cumprir a missão e pediram para não ser incluídos nos planos de derrubada da aeronave. “Pedimos que ele não nos escalasse porque entramos nas Forças Armadas para defender a Constituição e não agredi-la”, declarou.”  

Segundo o texto porque ele agrediria a constituição se cumprissem as ordens? E qual foi a solução encontrada para que João Goulart assumisse a presidência sem conflitos? ​

Respostas

respondido por: lazarotpeixoto
1

Resposta:

Explicação:

comandante da base, tenente-coronel Paulo Costa (já morto), para preparar os caças a fim de abater o avião do vice-presidente. Baere disse que ele e três colegas se recusaram a cumprir a missão e pediram para não ser incluídos nos planos de derrubada da aeronave. “Pedimos que ele não nos escalasse porque entramos nas Forças Armadas para defender a Constituição e não agredi-la”, declarou.”  

Perguntas similares