Respostas
Resposta:
As "fake news", também chamadas de "hoax" ou "pós-verdades", são notícias falsas que são espalhadas propositalmente e objetivamente. Hodiernamente, com o advento da era digital, a prática da disseminação dessas notícias falsas foi facilitada, agravando o cenário de desinformação dos cidadãos. Nesse sentido, é válido analisar como a indústrialização influencia na questão da fake news e como essa prática dá margem para uma política fraudulenta.
Primeiramente, é preciso discutir a indústria das fake news, bem como os aspectos comerciais. A indústria cultural, definida por Adorno e Horkheimer, é marcada pela massficaçao do pensamento e dos costumes como forma de obter o lucro. De maneira semelhante, é possível inferir que as hegemonias financeiras usam das fake news para bloquear a concorrência e, assim, lucrar em detrimento da verdade. Exemplo disso é um grupo de empresários apoiadores do presidente Jair Bolsonaro que, segundo o site "Conjur", gastavam aproximadamente 5 milhões de reais por mês com robôs que propagam as pós verdades.
Além disso, as fake news dão margem para fraudes políticas. Durante as últimas eleições dos Estados Unidos, por exemplo o Facebook e o Twitter identificaram que milhões dos seus usuários foram expostos a notícias falsas que visavam a chegada de Donald Trump ao poder. Entretanto, nenhuma punição foi adotada para essa prática, nem durante o processo de eleição e nem depois, fazendo com que o crime seja normalizado, os transgressores permaneçam impunes e a democracia seja ameaçada.
Portanto, para que as pessoas não caiam na desinformação facilitada pelo advento da tecnologia, urge que o Ministerio da Comunicação informe a população, por meio de campanhas publicitárias, sobre as fake news e os seus impactos, uma vez que o uso do termo é recente. Ademais, é necessário que tais campanhas sejam vinculados nós mais diversos meios de comunicação, com o objetivo de alcançar todos os públicos. Dessa maneira, será possível amenizar os efeitos negativos da indústria cultural, evitar a fraude na democracia e, finalmente, evitar que o que aconteceu nas eleições dos Estados Unidos volte a acontecer.
Resposta:Fake news" é o nome dado para designar as notícias fraudulentas que circulam nas mídias sociais e na Internet, no geral. Com o crescimento do uso de tais meios de comunicação e da rapidez com que essas notícias se propagam, as fake news atuam como influenciadoras digitais perigosas: formam opiniões e ideias baseadas em notícias falsas. Sendo assim, as fake news se tornam um perigo para a imprensa e para a democracia.
Explicação: