• Matéria: História
  • Autor: geovanasara1
  • Perguntado 3 anos atrás

Quais reformas o presidente Janio Quadros defendia e que tinham oposição dos militares?

Respostas

respondido por: bl330456
0

Resposta:

desculpa se o texto está grande

Explicação:

O governo de Jânio Quadros foi marcado por idiossincrasias e contradições do presidente. Já no dia em que tomou posse do cargo mostrou-se contraditório, no primeiro discurso elogiou o governo de JK e horas depois disse à imprensa que havia herdado dívidas do governo anterior, que não havia gerido bem o país. Jânio Quadros manteve no governo federal as medidas de moralização de costumes e tentou até mesmo proibir o uso de biquínis nas praias. Promoveu uma centralização do poder na presidência, diminuindo os encargos do Congresso Nacional.

No que se referiu à política econômica realizou uma reforma cambial que favoreceu o setor exportador e os credores internacionais. Malgrado, adotou uma política econômica conservadora e alinhada aos propósitos estadunidenses, propôs a retomada de relações diplomáticas e comerciais com países do bloco socialista (China e União Soviética), ocasionando muitas críticas dos setores que o apoiaram. Com o aprofundamento dos conflitos sociais surgiram as Reformas de Base, os movimentos sindical e camponês engajaram-se nessas propostas de reformas, entretanto, o governo estabeleceu relações dúbias com esses movimentos.

Em janeiro de 1961, foi realizada a Conferência de Punta del Este em que se discutiu a relação dos países americanos com o Estados Unidos da América. Após essa conferência, Ernesto Che Guevara, ministro da Economia de Cuba, visitou o Brasil e Argentina para agradecer o posicionamento dos governos desses países favorável à Cuba. Che Guevara recebeu de Jânio Quadros a condecoração da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, inquietando setores conservadores militares e civis.

Perguntas similares