Respostas
De maneira bastante resumida, o processo de transcrição é o processo em que uma fita de DNA, serve de molde para a formação de uma fita de RNA mensageiro, e a tradução nada mais é do que a maneira que esse RNA vai ser ''lido'' pelos ribossomos para formar uma proteína.
- Certo, e como ocorre o processo de transcrição ?
Vamos supor que a sequência de bases nitrogenadas do DNA seja a seguinte : TACGCTGCA. Essa sequência é conhecida como gene e contém a informação para uma proteína ser criada. Com a ajuda de uma enzima, chamada de RNA polimerase, essa enzima vai ordenar a sequência de bases nitrogenadas que irão compor a fita de RNA mensageiro, e vai ocorrer da seguinte maneira :
- Quando for ''A'' no DNA, a polimerase vai ordenar que seja ''U'' no RNA.
- Quando for ''T'' no DNA, a polimerase vai ordenar que seja ''A'' no RNA.
- Quando for ''C'' no DNA, a polimerase vai ordenar que seja ''C'' no RNA.
- Quando for ''G'' no DNA, a polimerase vai ordenar que seja ''C'' no RNA.
E dessa maneira, uma fita de RNA mensageiro vai ser formada, então na fita de exemplo, a fita de RNA seria :
E dessa maneira ocorre o processo de transcrição, claro, isso de maneira resumida.
- E o que ocorre no processo de tradução ?
Depois que a fita de RNA mensageiro é formada, ela passa por um processo conhecido como splicing, que resumindo, vai ser uma maneira de tornar o RNA recém criado, próprio para formar uma proteína, após esse processo, ele parte em direção ao citoplasma para ser lido por uma organela celular conhecida como ribossomo e aí se dá início ao processo de tradução. O ribossomo vai deslizar sobre a fita de RNA mensageiro, só que ele vai fazer isso de 3 bases nitrogenadas em 3 bases nitrogenadas, por exemplo, na fita de RNA mensageiro formada no exemplo, ele passará pelas 3 bases nitrogenadas (AUG), depois passará pelas outras 3 bases nitrogenadas (CGA) e concluirá com as 3 bases nitrogenadas (CGU). Entretanto, cada 3 bases nitrogenadas do RNA mensageiro, é chamado de códon, e cada códon vai codificar um determinado aminoácido, então por exemplo o códon AUG vai codificar o aminoácido conhecido como Metionina, o códon CGA vai codificar o aminoácido Alanina, o códon CGU vai codificar o aminoácido Glicina, e assim por diante, e cada aminoácido vai ser trazido por um outro RNA, conhecido como RNA transportador. E dessa maneira, quando a proteína ficar concluída, ela vai estar pronta para desempenhar sua função no nosso organismo.
Bons estudos e espero ter ajudado :)