A paternidade da bioética se divide entre dois grandes autores, o bioquímico americano Van Rensselaer Potter e o obstetra holandês André Hellegers. Qual é a diferença fundamental na forma de conceber bioética para os dois autores?.
Respostas
Resposta:
A perspectiva da bioética de Potter é mais a nível macrobiético, trazendo uma percepção que vai além do âmbito da vida humana, e com isso inclui os desafios da vida cósmica e ecológica. Enquanto a perspectiva de bioética de André Hellegers, aborda a bioética a partir de problemas que podemos classificar de microbioética, ou seja, trata-se de uma ética que se restringe a problemas da ética médica, com ênfase no indivíduo preocupado com a resolução a curto prazo.
Explicação:
Embora ambos tenham sido pioneiros na atualização da expressão bioética, a perspectiva da bioética para Van Rensselaer Potter articula-se em um nível macrobioético, ou seja, o pensamento de Potter vai além do âmbito da vida humana, e com isso inclui os desafios da vida cósmica e ecológica. Enquanto o holandês André Hellegers, aborda a bioética a partir de problemas que podemos classificar de microbioética, ou seja, trata-se de uma ética que se restringe a problemas da ética médica, com ênfase no indivíduo preocupado com a resolução a curto prazo.
Resposta:
Potter pensa a bioética no sentido macro (ecológica) e Hellegers no sentido micro (ética médica).
Explicação: