ME AJUDEMMMMM ATÉ AMANHAAA PFVVV
Leia com atenção os conceitos.
A. É o método de notação da dança criado por Rudolf Laban, que propõe a análise do movimento,
incluindo a localização no espaço traçado através de cada movimento, assim como a sua
intensidade. A partir dessa análise, começa a desenvolver uma espécie de partitura de movimento,
semelhante a uma partitura musical, criando uma
possibilidade de interpretação teórico-corporal.
B. Obra cinematográfica de curta ou longa duração, com apresentações de dança e documentários
com depoimentos de bailarinos e história da dança é um importante acervo fílmico. O espectador
que assiste a um filme está assistindo a um espetáculo que é percebido como quase real: é
exatamente a conjugação do movimento com a clareza das imagens e aparência das formas.
C. Esses eventos são conhecidos também por reunir e registrar diversas atrações além das
apresentações de dança, como seminários, cursos, oficinas, rodas de conversa, apresentações de
videodança, palestras e números com convidados.
D. Foi criada com o objetivo de registrar os movimentos de uma dança através de símbolos e cores,
uma espécie de partitura da coreografia.
E. Os espetáculos de dança estão registrados em revistas de programação cultural, folhetos,
folders, cartazes, flyers, entre outros.
F. Os espetáculos de dança, bem como sua história, estão registrados em sites, plataformas e
redes sociais.
G. A história da dança e suas modalidades estão registradas em jornais, livros didáticos,
paradidáticos e teóricos.
H-Abrange varias areas da vida e do cotidiano artistico,pois é o mecanismo que permite arquivar um momento importante produzindo estudos detalhados da dança.
Agora, relacione os conceitos lidos as definiçoes abaixo:
() festivais de dança
( ) fotografia
( ) filmagem
( ) labanotaçao
( ) registro teorico
( ) materiais de divulgação impressos
( ) materiais de divulgação digital
( ) notação coreográfica não convencional.
Respostas
Resposta:Laban, inicialmente estudou Arquitetura na "Escola de Belas Artes de Paris", interessando-se pela relação entre o movimento humano e o espaço que o circunda. Aos 30 anos mudou-se para Munique e sob a influência seminal do dançarino/coreógrafo Heidi Dzinkowska passou a se dedicar à arte do movimento.
Em 1915 Laban criou o Instituto Coreográfico de Zurique, que teve ramificações na Itália, na França, e na Europa central.
Em 1928 publica "Kinetographie Laban", uma de suas grandes contribuições para o mundo da dança e da compreensão do movimento. Neste livro articula os princípios da "Labanotation" um dos principais sistemas de notação de movimento utilizados atualmente.
Suas teorias sobre o movimento e a coreografia estão entre os fundamentos principais da Dança Moderna e fazem parte de todas as abordagens contemporâneas da dança.
Além de seu trabalho criativo e de análise da dança, Laban também se dedicou à realização de propostas de dança para as massas do corpo, desenvolvendo com esta finalidade a arte da Dança coral onde grande número de pessoas se movem juntas segundo uma coreografia de estrutura simples, porem instigante, que permita bailarinos e pessoas leigas dançarem juntas de forma colaborativa.
Este aspecto de seu trabalho se relaciona intimamente com suas crenças espirituais pessoais, baseadas numa combinação da Teosofia Vitoriana, do Sufismo e do Hermetismo popular no final do século XIX. Em 1914 aderiu ao "Ordo Templi Orientis" e compareceu à sua conferência de 1917, no Monte Verita, em Ascona, onde realizou workshops popularizando suas idéias e seus pensamentos.
De 1930 a1934 foi diretor da "Allied State Theatres" em Berlim.
Em 1937 foge do Nazismo indo para Manchester.
Na Inglaterra redirecionou o foco de seu trabalho para a industria, estudando o tempo e a energia despendida para realizar as tarefas no ambiente de trabalho. Tentou desenvolver métodos que auxiliassem os operários a se concentrar nos movimentos construtivos necessários para a realização de seu trabalho. Laban Continuou a ensinar e a realizar pesquisas no país até a sua morte.
O estudo do movimento
Laban Dance Center, em Londres.
Junto com o industrial F.C. Lawrence, desenvolveu uma metodologia de análise do movimento - "Effort-Study" (estudo dos esforços). Esta abordagem, apesar de ter sido direcionada primeiramente para a seleção e treinamento de operários, possibilitou uma melhor compreensão da movimentação humana geral.
A partir deste estudo, Laban chegou à formulação de uma minuciosa análise dos elementos de movimentos e suas combinações. Atribuiu o nome de Coreutica ao estudo da organização espacial dos movimentos, e de Eukinética ao estudo dos aspectos qualitativos do movimento (como seu ritmo e dinâmica).
Laban utiliza as figuras geométricas para dar suporte à movimentação do ator-dançarino. Ele propõe a escala dimensional, respeitando a relação entre altura, largura e comprimento das figuras geométricas como o cubo, o tetraedro, o octaedro, o icosaedro e o dodecaedro; tais representações geométricas viabilizavam movimentos pl (vertical), (horizontal), (sagital)e nos níveis alto, médio e baixo. Dessa forma, ações dramáticas podem ser realizadas nas posições das vértices dessas figuras, bem como em suas diagonais, de forma que o ator atua ampliando a sua kinesfera, buscando uma limpeza gestual e organicidade, assim, ele também amplia seu espaço cênico.
As concepções expressas por Laban sobre o movimento humano causaram grande impacto e passaram a influenciar os trabalhos desenvolvidos em áreas tão diversas como Educação, Psicologia, Fonoaudiologia, Teatro, Dança, Música, Artes e Educação Física.
Juntamente com sua colaboradora, Lisa Ullmann, passou a aplicar estes conceitos na dança educativa. Na Inglaterra, a Dança passou a fazer parte do currículo das escolas a partir da década de 40 e, nos Estados Unidos, das escolas elementares às universidades, o Sistema Laban se constitui como o saber mais difundido.
Até hoje seus ensinamentos continuam sendo transmitidos no mundo inteiro através de Centros e Universidades. As instituições Laban de maior importância são o LABAN, em Londres.
A importância dos trabalhos de Laban nas áreas de arte, comunicação, psicologia, educação, arquitetura já receberam reconhecimento universal. Centros universitários, de arte, de educação e companhias de dança na Inglaterra, Estados Unidos, França, Canadá, entre outros, trabalham com os referenciais de Laban há pelo menos meio século.
A abordagem da dança sob uma perspectiva labaniana permite ao artista e ao leigo compreender, desconstruir e transformar a arte da dança em seus aspectos coreográficos, técnicos e de fruição.
Tendo desenvolvido seus trabalhos sobre movimento na primeira metade do século XX, é mister que hoje sua visão e idéias sejam rediscutidas e relidas sob uma perspectiva contemporânea. Desse modo, o trabalho de Laban não se perdeu no passado e continua a contribuir para a dança presente e futura.
Explicação: