(SEED -PR) Com relação às variadas formas de desigualdade social que se reproduzem até hoje na história do Brasil, assinale a opção correta.
1 As desigualdades regionais no Brasil não refletem as etapas históricas pelas quais o país passou.
2 A abolição do sistema escravocrata no Brasil não eliminou a desigualdade social entre brancos e negros estruturada desde o período escravocrata e, em alguns contextos, até a aprofundou.
3 A desigualdade de gênero é um fenômeno historicamente ausente na estrutura social brasileira.
4 A desigualdade de renda no Brasil não é influenciada por fatores como raça, região e gênero.
5 A precarização do trabalho é um fenômeno decorrente da globalização e não é importante para explicar desigualdades sociais no Brasil.
Respostas
É correta a alternativa 2, já que com o fim legal da escravidão não foi acompanhado de programas e iniciativas suficientes para garantir a inserção dos afro-brasileiros na sociedade brasileira, de modo que houve a "transferência" de um modelo de exclusão jurídica, econômica e social para outro de exclusão econômica e social.
É no mínimo questionável afirmar que a abolição da escravidão "aprofundou a desigualdade em alguns contextos" já que a própria abolição acaba com a desigualdade jurídica e não há nenhuma forma mais violenta e socialmente excludente que este tipo de desigualdade.
Resposta: 2
Explicação: pelo contexto histórico se percebe as diferenças, msm após a liberação por meio da carta de alforria, ainda eram vistos e tratados desta forma por mts que se achavam superiores