leia os seguintes depoimentos sobre a luta contra as ditaduras na América Latina colhidos em conversas informais: "se os rebeldes vencessem, implantariam uma ditadura stalinista. Por isso, no final das contas, foi melhor ter ditaduras militares na América Latina"; " As ditaduras militares na América Latina não eram corruptas, por isso não deveriam ser combatidas e criticadas" ; "Ditaduras? nunca houve ditaduras na América Latina!"
O que você pensa sobre essas idéias? concorda ? discorda ? por quê?
Respostas
Resposta:
As ditaduras militares contaram com práticas sistemáticas de tortura e desaparecimentos para erradicar todos os oponentes políticos – reais ou imaginários. Procurando esconder o terror unilateral do regime, a direita ainda se refere a esses anos como uma “guerra suja”. Mas a única maneira de descrever um regime é analisando seus objetivos e métodos.
A repressão política na América Latina foi muito além desses objetivos declarados. Membros de partidos de esquerda e sindicatos, assim como judeus, homossexuais e muitos outros vistos como em desacordo com a visão católica conservadora foram rotulados de “subversivos” ou mesmo inimigos de guerra – uma designação que sugere erroneamente que esses ativistas políticos seriam guerreiros armados.
O conceito de terrorismo de Estado pode ser mais adequado devido à ênfase em objetivos e métodos. O termo indica claramente o emprego de práticas ilegais para espalhar o terror entre a população e impor um modelo econômico, social, cultural e político específico.
A democracia, seja qual for a ideologia política em vigor, é fundamental para que todos participem dos processos políticos de um país.