• Matéria: Português
  • Autor: SADRAQUE2021
  • Perguntado 3 anos atrás

5. A língua portuguesa é falada em três continentes. O sistema fonológico da nossa língua construiu-se desde as transformações do latim e, com a expansão portuguesa desde o século XV, manteve aspectos semelhantes nas diferentes regiões ao mesmo tempo em que cada região desenvolveu características próprias de uso da língua.

Reflita sobre a construção do sistema fonológico do português e assinale a alternativa com a afirmação correta:
A. As diferenças fonológicas entre o português europeu e o brasileiro recaem na pronúncia e na escrita.
B. Vogal é o fonema produzido pela passagem do ar apenas pelas cordas vocais e; consoante é o fonema em cuja articulação a corrente de ar enfrenta obstáculos ao passar pela cavidade bucal.
C. Houve uma assimilação total das consoantes oclusivas intervocálicas do latim.
D. As palatalizações das consoantes dentais seguidas de vogais são uma característica do português brasileiro.
E. A língua falada, às vezes, segue padrões diferentes aos da norma culta. Assim, a pronúncia das palavras pode sofrer modificações. Bandeija (bandeja) é um exemplo disso.

Respostas

respondido por: joseliaaa56
1

Resposta:

E

Explicação:

A construção do sistema fonológico do português passou pelas transformações do latim. Uma delas foi a assimilação das consoantes oclusivas intervocálicas. Como não foi uma assimilação total, atualmente, as consoantes oclusivas intervocálicas são uma característica do nosso idioma. Na Idade Moderna, o sistema fonológico seguiu caminhos diferentes quando essa língua passou a ser falada em continentes diferentes. Assim, embora a escrita, de forma geral, seja igual, a pronúncia é diferente. Por exemplo: as palatalizações das consoantes dentais seguidas de semivogais são uma característica do português brasileiro. No Brasil, a palavra bandeja, por exemplo, costuma ser pronunciada com acréscimo do fonema /j/.

Vogal é o fonema produzido pela passagem do ar pelas cordas vocais, ou por elas, e pela cavidade nasal e; consoante é o fonema em cuja articulação a corrente de ar enfrenta obstáculos ao passar pela cavidade bucal.

Perguntas similares