a- por que a lei da conservação das massas ou lei de Lavoisier embasa a teoria atômica de Dalton?
b- por que a lei das proporções constantes ou lei de Proust embasa a teoria atômica de Dalton?
c- qual importância da teoria atômica de Dalton?
quem puder ajudar agradeç
(preciso responder ate dia 23)
Respostas
Resposta:2-1a) O químico francês Lavoisier afirmou, em 1785, que “em uma reação química massa se conserva porque não ocorre criação nem destruição de átomos ”. A teoria atômica de Dalton comprovou esse fato, já que um dos seus postulados afirma que o átomo é indestrutível
B) Já a Lei das Proporções Constantes, vista no texto “Lei de Proust”, diz: “Toda substância apresenta uma proporção em massa constante na sua composição.” A teoria de Dalton também explicou essa lei em nível microscópico. Como a proporção em número de átomos é constante, a proporção em massa também é constante.
C) A teoria atômica de Dalton foi fundamental para o desenvolvimento do conhecimento atômico, pois serviu de base para que outros cientistas conhecessem o átomo e suas características.
Explicação:
a) Na teoria atômica de Dalton, o cientista afirma que nenhum átomo surge ou é completamente destruído, mas apenas que existe uma recombinação de átomos.
Esse conceito se assemelha muito ao proposto na Lei de Lavoisier: num sistema fechado, a soma das massas dos reagentes deve ser igual à soma das massas dos produtos.
b) A Lei das Proporções Constantes se aproxima da Lei de Lavoisier, pois afirma que a proporção em massa dos produtos e dos reagentes de uma reação é sempre fixa.
Essa lei, porém, é mais focada em porcentagens e coeficientes estequiométricos do que a Lei de Lavoisier.
c) Dalton propunha que átomo o era esférico, indivisível e indestrutível. A representação do modelo atômico de Dalton é dada hoje no ensino da química, sendo utilizada para representar diferentes substâncias, por exemplo.
Aprenda mais em: https://brainly.com.br/tarefa/13387905