É preciso ampliarmos nossas discussões sobre os temas da diversidade, inclusive sobre as normas que instituem o Atendimento Educacional Especializado, de modo que possamos ir para além das ideias convencionais, muitas vezes, baseadas apenas em condutas e ações preconceituosas e excludentes. É necessário que você questione os espaços, as práticas, os acessos e ainda faça uma reflexão que possibilite reinventar os lugares, as ideias, as maneiras, reafirmando as legislações e não contribuindo para a reprodução de uma ordem desigual e injusta.
Nesta perspectiva, é gerada a oportunidade de nos aproximarmos das temáticas que envolvem a escola, a pluralidade e os desafios da inclusão escolar, bem como de tecermos reflexões sobre a prática docente frente a estas temáticas. Com a realidade exposta, chegou o momento de você começar a identificar o seu papel frente a essa realidade.
A partir de suas vivências e da leitura da Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009, como você identifica o seu papel sobre a realidade atual? Proponha uma solução para que esta realidade possa ser modificada, analisando os motivos que levam muitos educadores a terem dificuldades em lidar com a inclusão. Além disso, elenque os aspectos em que você acredita que a Resolução 04/09 e a AEE podem contribuir para a transformação da educação.
Sua resposta deve ser entregue em forma de texto dissertativo, com até 20 linhas.
Respostas
Resposta:
O direito das pessoas com deficiências e as políticas públicas adotadas no Brasil em seus estados e municípios trouxeram, concretamente, uma grande e inestimável ampliação de oportunidades de acesso à educação regular para esta parcela da população. Partirmos, portanto, para uma experiência desafiadora, envolvendo todos os profissionais da educação no Brasil: a de garantir acesso à educação a todas as pessoas, sem discriminação. É, portanto, necessário reconhecer que os professores e demais profissionais da área se sentem, ainda, despreparados para tamanho desafio, seja por desestímulo, ausência de formação, precariedade estrutural ou outros mais. Na verdade, diante de tamanha complexidade, devemos adotar uma nova postura que ultrapasse os paradigmas já existentes, no esforço de compreender este processo como uma verdadeira revolução social, direcionando-nos para além da prerrogativa da escola em acolher ou não um aluno por conta de suas peculiaridades, com base em inferências prévias de suas habilidades e competências para cumprir as rotinas escolares.
Geralmente, estas expectativas prévias que os docentes e profissionais da educação constroem a respeito destes alunos ainda estão pautadas em parâmetros integrativos, e não inclusivos, da escola. Neste parâmetro integrativo, que impacta sobre a vida escolar de todos os alunos, há uma postura rígida da instituição e do seu corpo técnico-pedagógico em estabelecer como prioritárias algumas métricas para medir o desempenho dos alunos: a performance no cumprimento dos conteúdos e, por consequência, nos processos de avaliação internos e externos que a escola adota.
A importância do Atendimento Educacional Especializado (AEE) se dá, visto que este é o conjunto de atividades e recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucional e continuamente para atender exclusivamente alunos com algum tipo de necessidade especial, no contraturno escolar. Pode ser realizado em salas de recursos especiais na escola regular ou em instituições especializadas. O AEE vem contribuir com a educação complementar ou suplementar para a formação do estudante por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.
Explicação:
Para a realidade atual, é preciso reforçar a importância da articulação entre professores do ensino regular e professores que atuam nos centros de AEE. Uma possível análise é identificar que há problemas de adaptação na escola com Atendimento Educacional especializado (AEE).
O que é AEE?
Significa Atendimento Educacional Especializado (AEE), este atendimento tem como função a identificação, a elaboração e organização de recursos pedagógicos que sejam acessíveis, atendendo alunos com necessidades especiais.
Pode ser que muitos educadores tenham dificuldades com a inclusão por não terem uma formação continuada voltada para esta área.
A Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009 afirma sobre a necessidade de articulação entre os professores e a participação das familias em relação com outros atendimentos, como o da saúde e social.
Continue estudando sobre AEE em: https://brainly.com.br/tarefa/13181167
#SPJ2