Assim como outros conceitos, também o conceito de sociedade civil vem se alterando ao longo do tempo. Esse contato passou por muitas reformulações, adquirindo maior destaque no final dos anos de 1970. Para compreensão de como se deu os protagonismos da sociedade vivil o texto traz dois conceitos importantes, que são: movimentos populares e movimentos sociais. Caracterize cada um desses movimentos.
Respostas
Movimentos sociais tinham como características a mobilização de massa, tinha uma dimensão mais ampla e lutavam por garantias de direitos em várias frentes. Está relacionado a posicionamentos políticos.
Movimentos populares são movimentos formados por grupos e organizações civil que atuam em busca de mudanças pela coletividade. A luta era por garantias de direitos, que poderiam ser transformados em políticas públicas permanentes para o uso coletivo. No campo ideológico representava uma luta conta a classe dominante.
Caracterizei os dois movimentos aí fica de sua escolha qual deseja fazer :)
A importância dos movimentos sociais para as reivindicações de grupos minoritários se dá porque tornam visíveis suas reivindicações e aumentam sua representatividade.
Há variados grupos e representações no espaço brasileiro, a fim de reivindicar seus interesses e princípios no campo político e social. Sua função é manifestar sua posição e dar voz aos seus anseios e às suas causas.
Nesse sentido, os grupos principais no Brasil, são: O movimento negro, além da Frente Negra Brasileira, do Geledés - Instituto da Mulher Negra, da Associação Cultural do Negro e do Teatro Experimental do Negro.
Quanto ao Movimento LGBT, há as Paradas do Orgulho LGBT, o Movimento Homossexual Brasileiro (MHB), o Somos – Grupo de Afirmação Homossexual, dentre outros movimentos em prol dessa causa social.
Com relação ao Movimento pela reforma agrária, tem-se o principal deles: o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Contudo, há outros, a saber: o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT).
O Movimento de moradia no Brasil é representado pela União de Movimentos por Moradia (UMM), Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Frente de Luta por Moradia (FLM), o Movimento de Moradia na Luta por Justiça (MMLJ) e o Movimento de Luta Social por Moradia (MLSM).
Quando o assunto é o combate ao trabalho infantil, tem-se os seguintes movimentos: ChildFund e Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).
Link: brainly.com.br/tarefa/15170874