Em uma intermediação que tenha como objetivo a eliminação de um conflito organizacional, deve existir pelo menos dois fatores do tripé da negociação (informação, fonte e poder) para se aumente as chances de sucesso. Porém, existe outro ponto relevante, que é a questão ética, tanto de quem negocia quanto das partes envolvidas.
Portanto, em relação a ética no processo de negociação de conflitos, assinale a alternativa correta:
( ) Em uma situação em que o intermediador do conflito identifica um comportamento antiético em uma das partes envolvidas, este pode valer-se da mesma ferramenta para beneficiar a outra parte. Nesse caso não há limitações, uma vez que o conciliador busca somente fazer justiça ao lado prejudicado.
( ) A análise da ética de um indivíduo envolvido num conflito deve ser vista de um ponto de vista subjetivo. Deve-se levar em conta a cultura e a regionalidade para fazer essa avaliação.
( ) O negociador pode desenvolver uma forma de comunicação propensa a ruídos e com informações vazias ou de dúbio entendimento. Porém, esse comportamento não pode ser visto com antiético, uma vez que é pautado por variáveis externas a sua vontade.
( ) Em casos extremos, principalmente quando os objetivos organizacionais estão ameaçados, comportamentos antiéticos são justificáveis. Posteriormente, é preciso reparar as sequelas provenientes desse comportamento.
( ) Em uma negociação, os envolvidos ao visarem satisfazer suas expectativas, podem tender a um comportamento que foge aos padrões éticos. Cabe ao negociador identificar essa situação e eliminá-la do processo de conciliação.
Respostas
Resposta: Em uma negociação, os envolvidos ao visarem satisfazer suas expectativas, podem tender a um comportamento que foge aos padrões éticos. Cabe ao negociador identificar essa situação e eliminá-la do processo de conciliação.
Explicação: (Corrigido DNM.)
Manter a negociação dentro das margens da ética é uma tarefa proposta a todos envolvidos na negociação de conflitos, tanto da parte de quem negocia quanto das partes envolvidas no conflito. Porém, essa responsabilidade dá-se em maior proporção ao negociador, cuja função também é manter a conciliação nos padrões éticos necessários.
Resposta:
Em uma negociação, os envolvidos ao visarem satisfazer suas expectativas, podem tender a um comportamento que foge aos padrões éticos. Cabe ao negociador identificar essa situação e eliminá-la do processo de conciliação.
Explicação:
Corrigido pelo EMP;