Em algum momento o narrador participa da história inserindo algum comentário se sim em que momento.
Respostas
Resposta:
Uma das maneiras d e classificar um narrador é de acordo com sua participação na história. Na teoria da narrativa, a história ocorre no que se chama de universo diegético. Seguindo esse critério pode- se classificar os narradores em dois tipos
Explicação:
1) Narrador heterodiegético. É aquele que conta a história, mas efetivamente não participa do narrado. Ele observa, comenta e narra as ações, mas não está envolvido e, por isso, de acordo com Genette (1995) não é c o-referencial com nenhuma das personagens da diegese. Esse tipo de narrador pode também ser chamado de narrador de primeiro nível, pois ele é o ponto de partida para todos os tipos de narração subsequentes. A exterioridade da narração heterodiegética faz com que o narrador deste tipo se pareça com um demiurgo, ele cria um mundo, mas não participa efetivamente de sua criação. É este posicionamento – e não o uso de um enfoque específico – que cria a heterodiegese. Por isso, é possível, embora incomum, que exista um narrador em primeira pessoa que seja, simultaneamente, um narrado heterodiegético.
1) Narrador homodiegético. Se chamamos de narrador heterodiegético aquele que não participa da história, o narrador homodiegético seria, por sua vez, aquele que efetivamente está envolvido nas ações narradas como participante ativo da trama que é apresentada. Seguindo o mesmo argumento , pode- se dizer que, diferentemente do narrador heterodiegético, ele é co- referencial com uma das personagens da diegese. Essa Co referência significa que narrador e personagem compartilham o mesmo nível narrativo, sem diferença d e exterioridade em relação ao narrado.