Respostas
Resposta: linha de tempo com os principais acontecimentos da história do cinema :
Explicação: Quais são as criações e artistas da história do cinema?
Para que o cinema alcançasse suas projeções atuais, aconteceram diversos processos investigativos e de aperfeiçoamento. Sua história conta com muitos nomes de artistas que foram importantes para sua evolução — esses artistas fizeram descobertas que revolucionaram a indústria cinematográfica. Conheça algumas delas!
Câmera Escura
Leonardo Da Vinci fez um trabalho, no século XV, de projeções com luzes em superfície, usando uma caixa e uma lente de vidro. Sua criação ficou conhecida como Câmera escura, que projetava as imagens de forma invertida.
Lanterna Mágica
Esse aparelho foi inventado por um alemão chamado Athanasius Kirchner, no século XVII. Consistia em uma caixa que projetava imagens pintadas à mão em vidros, por meio de luzes e lentes. Durante a apresentação, um narrador se encarregava de contar a história, que algumas vezes era acompanhada por música.
Além de ser usada em ambientes acadêmicos, a lanterna mágica tornou-se sucesso em feiras urbanas.
Praxinoscópio
Em 1877, um francês chamado Charles Émile Reynaud criou o praxinoscópio. O aparelho tinha formato circular, no qual as imagens, ao girarem, pareciam estar se movendo. Inicialmente, as projeções foram feitas em ambiente doméstico, mas em 1888 o francês aumentou o tamanho de sua máquina. Isso deu a ele a possibilidade de projetar imagens para plateias maiores e suas performances ficaram conhecidas como “teatro ótico”.
Cinetoscópio
Foi lançado em 1894, por uma fábrica comandada por Thomas Edison, nos Estados Unidos. Era uma máquina em que se assistia filmes de curta duração individualmente e só foi possível porque Thomas criou uma película de celulose capaz de armazenar imagens.
Com o uso desse aparelho, Thomas desenvolveu obras como “Black Maria”, que é considerada o primeiro filme existente.
Cinematógrafo
Cientes das invenções anteriores e a partir do cinetoscópio, os irmãos Lumière desenvolveram o cinematógrafo, em 1895. Esse aparelho, que é muito importante para a história do cinema, diferentemente dos outros, permitia gravar, copiar e projetar imagens de forma mais prática. Portanto, foi considerado o primeiro aparelho, de fato, qualificado para produzir filmes.
Foi com o cinematógrafo que Louis Lumière se tornou o primeiro cineasta a produzir documentários em curta-metragem.