Os problemas causados pelas transformações da Revolução Industrial levaram ao surgimento de correntes de pensamento que buscavam alternativas para a socie dade capitalista que se configurava. Dentre essas, pode mos citar o socialismo utópico e o socialismo científi co. Comente o que defendia cada uma dessas correntes.
Respostas
Resposta:
Explicação:
SOCIALISMO UTÓPICO!
é uma corrente de pensamento que esteve baseada num modelo idealizador, utópico.
Ele foi desenvolvido no século XIX por Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier, sendo considerado a primeira fase do pensamento socialista.
O maior objetivo do socialismo utópico era a criação de uma sociedade ideal, mais justa e igualitária. Essas ideias surgiram com o aumento dos problemas sociais desenvolvidos pela Revolução Industrial. Tudo isso, atrelado ao liberalismo e capitalismo, os quais visavam, acima de tudo, o lucro.
Características do socialismo utópico
Busca da sociedade ideal;
Cooperativismo;
Trabalho coletivo;
Igualdade social.
Os socialistas utópicos acreditavam na mudança da sociedade por meio da igualdade social e harmonia entre as pessoas, sem que fosse necessária a luta de classes (burguesia e proletariado).
SOCIALISMO CIENTIFICO!
O socialismo científico, também chamado de socialismo marxista, é uma teoria política, social e econômica. Ele foi criado em 1840 por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895).
Como o próprio nome indica, esse modelo esteve baseado na análise científica e crítica do sistema capitalista.
O objetivo dessa doutrina era a transformação da sociedade a partir de uma análise profunda de suas relações econômicas, políticas e sociais.
A obra de Karl Marx intitulada “O Capital” (1867) foi a mais emblemática desse período. Aqui, Marx faz uma análise do sistema capitalista e aborda diversos temas como:
a luta de classes;
a mais valia;
a divisão social do trabalho;
a produção do capital;
Além dela, o “Manifesto Comunista”, publicado em 1848 por Karl Marx e Friedrich Engels, reunia os princípios e objetivos dessa teoria.
Características do socialismo científico
Os principais conceitos desenvolvidos pelo socialismo científico são:
Materialismo Histórico: o conceito de acumulação material é utilizado para explicar a história das sociedades.
Materialismo Dialético: o conceito material está intimamente relacionado com a dialética, que por sua vez se relaciona com o social e o psicológico.
Teoria da Mais Valia: o conceito de mais valia está relacionado com a força de trabalho, o tempo de realização e o lucro obtido.
Luta de Classes: esse conceito envolve a luta entre a classe burguesia (exploradora) e o proletariado (explorados).
Revolução Proletária: nesse caso, o proletariado (classe dominada) luta pela sua ascensão ao ocupar a posição da classe dominante (burguesia).
QUAL A DIFERENÇA DOS DOIS?
O socialismo científico, socialismo marxista ou marxismo, é uma corrente que foi criada por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895). Essa doutrina, oposta ao socialismo utópico, tinha como principal característica a análise crítica e científica do capitalismo.
Karl Marx foi um dos filósofos que criticou o modelo utópico. Segundo ele, esse tipo de corrente não focava nos meios para se atingir a sociedade ideal.
Para os marxistas, o socialismo utópico era fundamentado em ideias fantasiosas e burguesas. Ou seja, esse modelo não poderia ser implementado como apresentavam os utópicos, já que para se alcançar a igualdade era necessária uma reforma social por meio da luta armada.
Embora as duas correntes visavam alcançar uma sociedade igualitária, o socialismo científico possuía uma visão mais ativa e menos idealizada da realidade social.