2) O vento possui uma energia cinética associada, que é convertida em energia mecânica através da rotação das pás, à medida que o vento é desacelerado por se chocar com elas. A rotação das pás, da ordem de 10 a 20 rpm (rotações por minuto) é multiplicada a rotações de até 3600 rpm e é transferida a um gerador elétrico, que converte a energia mecânica associada à rotação em energia elétrica. Desta forma, alguns países do mundo vêem investindo nesta alternativa de geração de energia elétrica que não polui a atmosfera e é gratuita. No entanto, assim como toda forma de geração de energia, existem ressalvas às circunstâncias para a implementação dessas usinas e prejuízos para o meio ambiente, tais como:
a) Não é qualquer local que vale a pena instalar devido à locais de pouco ventos, as pás das torres de captação podem atingir aves locais e emitirem zunidos que provocam poluição sonora nas proximidades.
b) Seu custo é elevadíssimo, seu funcionamento depende de períodos em que não esteja chovendo e o rendimento da energia gerada é muito pequeno se comparado às outras modalidades.
c) Precisa estar instalada às margens de rios ou mares para que capte grande volume de águas para serem usadas no resfriamento dos reatores/geradores e, ao devolver essas águas com temperatura alta, causa mortandade de peixes.
d) Além do fator localizacional (falta de ventos em certos lugares), há situações que se torna inviável por conta da grande quantidade de cabeamento para a distribuição da energia para territórios distantes.
e) Em cerca de 30 anos é necessário desligar as atividades da usina visto que seus equipamentos se tornam obsoletos, ficando uma imensa área abandonada e com enormes moinhos que nada mais serão que lixo na paisagem local.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Letra d
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás