• Matéria: Pedagogia
  • Autor: vanessanogueira1622
  • Perguntado 3 anos atrás

Texto 1 - A educação ambiental surge como uma das possíveis estratégias para o enfrentamento da crise civilizatória de dupla ordem, cultural e social. Sua perspectiva crítica e emancipatória visa à deflagração de processos nos quais a busca individual e coletiva por mudanças culturais e sociais estão dialeticamente indissociadas. SORRENTINO, Marcos et al. Educação ambiental como política pública. Educação e pesquisa, v. 31, p. 285-299, 2005. Texto 2 - A educação ambiental (EA) vem sendo incorporada como uma prática inovadora em diferentes âmbitos. Neste sentido, destaca-se tanto sua internalização como objeto de políticas públicas de educação e de meio ambiente em âmbito nacional, quanto sua incorporação num âmbito mais capilarizado, como mediação educativa, por um amplo conjunto de práticas de desenvolvimento social. CARVALHO, Isabel Cristina de Moura et al. Qual educação ambiental: elementos para um debate sobre. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável., Porto Alegre, v.2, n.2, abr./jun. 2001. Texto 3 - A aprovação da Lei nº 9.795, de 27.4.1999 e do seu regulamento, o Decreto nº 4.281, de 25.6.20025, estabelecendo a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), trouxe grande esperança, especialmente para os educadores, ambientalistas e professores, pois há muito já se fazia educação ambiental, independente de haver ou não um marco legal. Porém, juntamente com o entusiasmo decorrente da aprovação dessas legislações, vieram inevitáveis indagações: Como elas interferem nas políticas públicas educacionais e ambientais? O direito de todo cidadão brasileiro à educação ambiental poderá ser exigido do poder público e dos estabelecimentos de ensino? Quem fiscaliza e orienta o seu cumprimento? Existe ou deveria existir alguma penalidade para as escolas que não observarem essas legislações? LIPAI, Eneida Maekawa; LAYRARGUES, Philippe Pomier; PEDRO, Viviane Vazzi. Educação ambiental na escola: tá na lei….In: MELLO, Soraia Silva de; TRAJBER, Rachel. Vamos cuidar do Brasil: Conceitos e práticas em educaçã

Respostas

respondido por: profamaurina
6

Resposta:

Acredito que seja a letra E. I, III, IV, V.

Explicação:

II-Na educação escolar, em todos os níveis e modalidades de ensino, somente os professores podem se tornar educadores ambientais, pois na comunidade escolar, apenas eles possuem uma leitura crítica da realidade e conseguem debater questões socioambientais.

Obs: Acredito que essa está errada, pois assim como os professores, os alunos, pais, gestão pedagógica também podem discutir sobre questões ambientais, favorecendo a gestão participativa e democrática.


suely30pessoa: I III IV E V corretas acredito que a II esta incorretas pois na educação escolar todos podem ser educadores ambientais.
Tguimaraes71: OBRIGADA
luvelasco29: concordo
jackeline25252: Sim!
Perguntas similares