• Matéria: História
  • Autor: juliamenezess63
  • Perguntado 3 anos atrás

a) defina Guerra Fria;

b) relacione historicamente o contexto da Guerra Fria nas décadas de 1970-80 com a Guerra do Afeganistão (1979-88)
e a criação de grupos fundamentalistas islâmicos como o "Taliba” e a "Al-Qaeda";

c) explique porque esses grupos são considerados fundamentalistas e o papel dos EUA em sua criação considerando
o contexto da Guerra Fria;

d) explique como a Guerra do Afeganistão (1979-88) contribuiu para o fim da Guerra Fria;

e) explique como o fim da Guerra Fria influenciou na ascensão do chamado "terrorismo fundamentalista" de grupos
como a "Al-Qaeda".
Sua resposta

Respostas

respondido por: jkjkjkjkj
1

Resposta: a) A Guerra Fria foi um conflito político-ideológico que foi travado entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), entre 1947 e 1991. O conflito travado entre esses dois países foi responsável por polarizar o mundo em dois grandes blocos, um alinhado ao capitalismo e outro alinhado ao comunismo.

Ao longo da segunda metade do século XX, a polarização mundial resultou em uma série de conflitos de pequena e média escala em diferentes locais do mundo. Esses conflitos contavam, muitas vezes, com o envolvimento indireto de EUA e URSS, a partir do financiamento, da disponibilização de armas e do treinamento militar.

Contudo, nunca houve um confronto aberto entre americanos e soviéticos, sobretudo pela possibilidade de destruição do planeta em larga escala caso houvesse um conflito entre os dois. Apesar dos discursos afiados e da intensa atuação estratégica para manter sua zona de influência, americanos e soviéticos foram cautelosos ao extremo e evitaram um conflito contra o outro.                                                                    

b) A guerra do Afeganistão foi o chamado "Vietnã soviético" por conta de ser referência a guerra de procuração dos EUA no Vietnã e como mesmo sendo uma grande potência, eles não conseguiram impedir o avanço do comunismo naquele país, os soviéticos entraram no Afeganistão para poder atacar a China, porquê tomando o controle do Afeganistão eles teriam bases suficientes ali para atacar a China.                                                            

c) São grupos que os EUA ajudaram durante a Guerra do Afeganistão (1979-89) armando e treinando esses grupos, para assim mostrarem que estavam combatendo os soviéticos de maneira indireta.

d) A guerra do Afeganistão fez a a União Soviética gastar muito dinheiro em armamentos, equipamentos, veículos, aeronaves e com todo esse dinheiro gasto, não sobrou nada para a população e assim começou um grande processo de protestos pedindo o fim do regime socialista e pedindo comida.

e) Influenciou por conta dos EUA fornecerem armas e equipamentos e depois irem embora e não estarem nem aí para o que poderia acontecer ali e logo depois teve outra guerra civil lá em 1992 e nisso os grupos terroristas se fortaleceram lá.

Explicação: espero ter ajudado ;)


juliamenezess63: Obrigada!!!!!
Perguntas similares