• Matéria: Psicologia
  • Autor: shoyler
  • Perguntado 3 anos atrás

Existem diversas abordagens psicoterapêuticas, de base científica, que permitem dar respostas eficazes à maioria dos problemas apresentados pelas famílias sobre as crianças, sejam do foro depressivo, ansioso, alimentar, de controle de impulsos, relacionais, de regulação emocional, etc. Nesse cenário, o papel do psicoterapeuta é:

A. ajudar a criança a pensar e desafiá-la em certos momentos, sempre respeitando seu ritmo e transmitindo-lhe responsabilidade pelas suas escolhas.

B. adotar uma postura de julgamento, de empatia e de respeito, procurando validar o que o cliente sente.

C. manter uma relação profissional com a criança, pautada na amizade e no afeto familiar.

D. possibilitar que o cliente se desvincule do controle da sua vida e das situações desafiadoras, para sentir-se relaxado.

E.permitir que o cliente tenha uma posição de receptor de informação e sugestão.

Respostas

respondido por: sthefanyrolim1
1

Resposta:

A

Explicação:

Sempre incentivar a criança mas respeitando suas diferenças

respondido por: mrcl456
5

Resposta:

A. ajudar a criança a pensar e desafiá-la em certos momentos, sempre respeitando seu ritmo e transmitindo-lhe responsabilidade pelas suas escolhas.

Explicação:

O psicoterapeuta adota uma postura de não julgamento, de empatia e de respeito, procurando validar o que o cliente (criança ou adulto) sente e ajudando-o a integrar as novas possibilidades que se vão apresentando, transmitindo assim a segurança necessária para avançar em direção à mudança. Ajuda a refletir e desafiar em certos momentos, sempre respeitando o ritmo do cliente e transmitindo-lhe responsabilidade pelas suas escolhas. O objetivo final do psicoterapeuta será ajudar o cliente a assumir o controle da sua vida e a responder a situações desafiadoras de forma ajustada. O processo psicoterapêutico é colaborativo, assim, terapeuta e cliente identificam problemas continuamente, definem objetivos e alteram os planos de tratamento. A psicoterapia é uma relação profissional entre um terapeuta e um cliente, que tem por base princípios e técnicas da Psicologia. Isso marca a diferença dos relacionamentos com amigos ou familiares.

Perguntas similares