DESAFIO
A força de uma marca está em sua habilidade em unir produtos e serviços de qualidade a valores e propósitos. Não basta apenas pensar no produto, no rótulo ou na embalagem, é preciso pensar a funcionalidade e a usabilidade do que se vende. Nesse sentido, a estratégia de branding vem ao encontro dessas habilidades, agregando valor à marca e fortalecendo seu posicionamento junto aos públicos de interesse. E as empresas mais jovens estão reconhecendo desde cedo a importância dessa estratégia.
A Vintage Beauty é uma empresa recente, com apenas dois anos de mercado. Sua história começou quando duas amigas decidiram transformar a paixão em maquiagem e produtos de beleza em negócio. Como diferencial, suas fundadoras decidiram desenvolver apenas produtos veganos, uma vez que ambas são adeptas desse estilo de vida há anos. O propósito da Vintage Beauty é revelar a beleza natural de todas as pessoas, realçando as diferenças e destacando a beleza individual. Além disso, a missão da empresa é promover a beleza sem agredir o meio ambiente, respeitando a natureza, os animais e os seres vivos.
Com o resultado das vendas aumentando e o número de pedidos se multiplicando, as fundadoras decidiram investir em uma nova ação de comunicação para ampliar a abrangência da marca e passar a atuar no mercado nacional.
Seu desafio, como profissional de comunicação, é indicar como deve ser desenvolvido o processo de criação do branding da Vintage Beauty, por meio de uma estratégia de comunicação com elementos visuais e verbais que considere as características da marca para agregar valor ao branding e atingir o público já conquistado e novos clientes.
Respostas
Resposta:Padrão de resposta esperado
A partir do entendimento de que a Vintage Beauty é uma marca com propósitos e valores fundamentados em uma filosofia vegana, a primeira etapa é estabelecer um planejamento sobre o branding para definir como as ações de comunicação serão executadas e seus resultados estarão em sincronia com os objetivos da marca.
Com relação à representação gráfica, indica-se desenvolver um conceito de universo fluido, sustentável e empático capaz de conduzir o cliente para o entendimento dessa essência vegana. Além disso, a representação gráfica deve se atentar para que os elementos visuais, como logo, tipologia e slogan, sejam coerentes com o posicionamento da empresa, ou seja, se a marca, enquanto identidade visual, consegue traduzir o propósito, a missão e a visão da empresa.
Outra ação de comunicação para auxiliar o branding é incluir selos explicativos para complementar as informações na embalagem, indicando as formulações especiais e ajudando a dar suporte à narrativa da marca,afinal, os produtos foram desenvolvidos para corresponder às expectativas de clientes que não encontravam opções de produtos veganos no mercado. A paleta de cores escolhida pode mesclar cores vibrantes em tonalidades suaves e aquareladas para representar a diversidade dos produtos e de seus componentes, destacando a origem orgânica e selecionada dos ingredientes.
A campanha da nova marca deve demonstrar que a beleza de cada indivíduo é construída diariamente e das mais diversas maneiras. Os modelos que representarão a marca devem ser retratados de forma espontânea e natural, interagindo entre eles e revelando a beleza natural que cada um carrega dentro de si.
Além disso, como a Vintage Beauty tem uma preocupação com as questões da sustentabilidade e o respeito aos animais, é preciso se atentar se as ações de comunicação estão reforçando esse diferencial e se a marca também está se posicionamento conforme essa diretriz.
Para auxiliar a gestão do branding, as ações de comunicação precisam estabelecer vínculos com os públicos de interesse. Para isso, são indicados o desenvolvimento de ações de assessoria de imprensa para apresentar a marca e destacar seus diferenciais; a realização de eventos para a apresentação da marca; o posicionamento institucional nas redes sociais para se aproximar dos públicos; as ações com influenciadores do segmento de beleza que também sejam reconhecidos como embaixadores de causas sustentáveis e com hábitos veganos para fortalecer o posicionamento da marca, além de desenvolver estratégias de branded content e relações públicas com o intuito de consolidar a imagem e a reputação da Vintage Beauty.
Explicação: