Um dos pensadores mais importantes de toda a humanidade foi Aristóteles. Ele criou uma grande síntese para os movimentos naturais e forçados (não naturais) atrelada a um modelo de universo geocêntrico. Na região abaixo da Lua, os corpos eram formados pela mistura de terra, água, ar e fogo as substâncias primordiais. Cada substância primordial possuía um lugar natural para o qual deseja se movimentar naturalmente. O lugar natural da terra era o centro do universo. Acima do lugar natural da terra existia o lugar natural da água, depois o do ar e por último o do fogo, que ficava logo abaixo do lugar da Lua. Ao chegar no seu lugar natural, a substância entra em repouso instantaneamente, pois perde o motivo (o motor) do seu movimento, exceto se existir um agente externo para forçar o movimento. A substância primordial que estiver mais presente em um corpo, impõe a sua tendência natural. Na concepção aristotélica, os corpos celestes eram feitos exclusivamente de éter uma substância que, por ser divina, não se misturava com as demais e tinha o seu lugar natural acima de todos. Abaixo são descritos alguns movimentos. I - Uma pedra, quando abandonada do alto de uma torre, cai verticalmente. II - Uma bola de boliche movimentando-se sobre um piso horizontal, após ser lançada por uma pessoa. III – Bolhas subindo verticalmente após saírem da boca de uma pessoa localizada no fundo de uma piscina. IV - Um balão com ar quente subindo verticalmente após perder o contato com o solo. V-O constante movimento da Lua. Dois desses movimentos entram em contradição com as regras apresentadas no enunciado. Quais? a) Os movimentos I e II b) Os movimentos III e IV c) Os movimentos le v d) Os movimentos II e o V
Respostas
Resposta:
Alternativa B)
Explicação:
Estou estudando sobre então não critiquem,
Pela lógica Aristotélica, os dois movimentos que contradizem a "forma natural" de movimento são os exemplos da bola de boliche e o movimento da luz. Alternativa D.
O movimento natural é descrito como ascendente e descendente, sendo assim, um movimento natural possui subida e descida, e corpos celestes não possuem movimento.
Aristóteles considerava que o universo físico em mundo sublunar, que era composto de 4 elementos, que são as quatro essências. Esse é o mundo em que nos vivemos, assim como tudo que vemos, tudo que esta abaixo da lua. As essências seriam:
- Agua
- Terra
- Fogo
- Ar
Já mundo supralunar, nesse mundo o que impera é a ordem, a harmonia, e a regularidade, e tudo é formado da quinta substancia primordial, o etérea, esse mundo abarca o sol, a lua, mercúrio, vénus, marte júpiter, saturno e as estrelas. Esse um quinto elemento chamado de etérea que permeava e impedia os corpos de caírem.
Veja mais sobre o pensamento aristotélico em: https://brainly.com.br/tarefa/16471948