Escreva uma resenha com introdução, desenvolvimento e conclusão sobre As diferenças (de ideologia,de técnica legislativa etc)entre os códigos civis brasileiros de 1916 e de 2002.Em sua resenha você deverá analisar criticamente também se o cenário da diferença ideológica tradicionalmente apontada entre esses dois códigos permanece o mesmo após a lei da liberdade econômica (lei 13.874/2019
Respostas
Resposta:
Este Artigo analisa as novas diretrizes e as bases principio lógicas traçadas pelo legislador de 2002 no momento da feitura do Código Civil, principalmente sob o prisma da social idade, da estoicidade e da operabilidade. Faz incursão de cunho histórico-comparativo entre os diplomas civis de 1916 e 2002, a fim de esboçar as principais diferenças ideológicas dessas codificações. O presente estudo apresenta relevância, pois revela as influências que o meio histórico-social exerce na elaboração normativa de 1916 e 2002, evidenciando as consequências para o Direito contemporâneo. Busca-se por meio da análise dogmática sob perspectiva crítica, com o emprego do método dialético e do método histórico-comparativo, traçar desde a gênese do instituto até sua efetiva existência nos dias atuais, ponderando acerca de suas características e importância.
Explicação: espero ter ajudado !!!!
A opção brasileira pela codificação encontra adeptos e oposicionistas. É bem verdade que a codificação traz a imobilização do Direito.