01- Uma referência importante para a compreensão do ensino de arte no Brasil é a célebre missão artística francesa trazida em 1816, por Dom João VI, então foi criada a Academia Imperial, que após a proclamação da república passou a se chamada: a) ( ) Escola Imperial de Arte. b) ( ) Escola Européia. c) ( ) Escola Nacional de Belas Artes. d) ( ) Escola Artística.
Respostas
Resposta:
O pintor francês Jean-Baptiste Debret foi um dos principais artistas que integraram a denominada Missão Artística Francesa, isto é, uma expedição de artistas que veio para o Brasil em 1817 amparada por D. João VI, que havia elevado o Brasil à condição de Reino Unido, em 1808, e aqui residia. Assim como os outros artistas que aportaram, Debret contribuiu para o desenvolvimento das belas-artes no Brasil e também soube construir uma interpretação bastante rica da vida nos trópicos, no século XIX. Nesse sentido, pode-se falar de um “Brasil segundo Debret”, ou seja, um Brasil interpretado por Debret em suas telas.
Debret e seus conterrâneos que vieram para o Brasil faziam parte do Neoclassicismo francês, um movimento artístico que entrou em franco declínio após a queda de Napoleão Bonaparte em 1815. Com a oportunidade de partir em direção ao Brasil, Debret viu também um horizonte de possibilidades para as suas habilidades artísticas e intelectuais. Sua estadia nos trópicos foi tão profícua que resultou, anos mais tarde, no livro “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil”, publicado em Paris, no ano de 1831.