"Os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles no Brasil não é possível fazer, conservar e aumentar a fazenda, nem ter engenho corrente."
Quanto à questão da escravidão no Brasil colonial e quanto ao trecho anterior, pode-se afirmar que:
A)a mão de obra indígena predominou no Brasil colonial, pois os negros africanos eram considerados inviáveis ao trabalho escravo devido ao seu alto custo.
B)a citação anterior refere-se especialmente aos indígenas escravizados que se adaptaram com extrema facilidade à escravidão.
C)apesar da inicial utilização da mão de obra indígena, esse tipo de produção encontrou inúmeras dificuldades, levando à necessidade da utilização da mão de obra africana escravizada.
D)o trecho anterior revela a predominância do trabalho assalariado na sociedade colonial açucareira.
(sem gracinha pfv)
Respostas
Resposta:
Alternativa C
Explicação:
A)a mão de obra indígena predominou no Brasil colonial, pois os negros africanos eram considerados inviáveis ao trabalho escravo devido ao seu alto custo: os negros africanos foram mais utilizados que os indígenas durante o Brasil colonial.
B)a citação anterior refere-se especialmente aos indígenas escravizados que se adaptaram com extrema facilidade à escravidão: os indígenas escravizados não se adaptaram com a escravidão, o que pode ser notado pelas fugas e e conflitos entre escravos e escravizadores
C)apesar da inicial utilização da mão de obra indígena, esse tipo de produção encontrou inúmeras dificuldades, levando à necessidade da utilização da mão de obra africana escravizada: a mão de obra indígena foi utilizada nas primeiras décadas de escravidão no país mas, devido às fugas e as epidemias europeias, que dizimaram grande parte dos nativos no país, a escravidão Indígena fou substituída pela negra africana. Correta
D)o trecho anterior revela a predominância do trabalho assalariado na sociedade colonial açucareira: o trabalho escravo não era assalariado
Resposta:
alternativa c - apesar da inicial utilização da mão de obra indígena, esse tipo de produção encontrou inúmeras dificuldades, levando à necessidade da utilização da mão de obra africana escravizada.
Explicação: