Respostas
Resposta:
Vivemos em uma época perturbadora, onde o preconceito corre livre e as pessoas tentam cada vez mais categorizar as outras. De tempos em tempos lemos uma notícia perturbadora sobre um crime cometido por preconceito racial e a questão da existência de diferentes raças humanas é levantada.
Guido Barbujani é um geneticista conceituado que escreveu esse livro, um compêndio científico que apresenta ao leitor uma forma simples, didática e esclarecedora sobre os estudos que são realizados na área e as teorias de evolução da humanidade.
"Durante muito tempo a existência de raças humanas era considerada coisa certa, pelo menos para os leigos, os inocentes e os mal-intencionados: falava-se em negros, brancos e amarelos..." (p. 09)
O livro é composto de apresentação + 11 capítulos (além do glossário que é apresentado no final do livro) e em cada um desses capítulos o autor vai debatendo (com embasamento científico) várias grandes questões sociais e técnicas referentes as raças humanas.
O autor começa debatendo a existência das raças humanas, das espécies humanas e passa a falar da criação e do projeto genoma humano, destacando sua importância, relevância e impacto na discussão da biologia evolucionista e genética.
Após passar alguns capítulos falando dos genes e o que eles indicam, o autor discute as três principais teorias da evolução da humanidade (Coon, Multirregional e Origem Africana recente), de modo que o leitor analise calmamente cada uma delas.
É um livro de cunho científico, mas que é muito relevante e que deveria ser lido para uma maior conscientização e reflexão social.
"Este livro demonstra que há uma única raça humana.
Explicação: