Respostas
Resposta:(não sei se é isso) :
O sujeito ético-moral é aquele que sabe o que faz e conhece as causas e os fins de sua ação e a essência dos valores morais. Logo, a alternativa B é a correta.
Se a ética for pensada sem a moral - e vice-versa, há riscos enormes para quem estuda a realidade.
A moral e a ética possuem a mesma origem: o costume.
A palavra "ética" vem do grego ethos, que significa costume, hábito, caráter
Já a palavra "moral" vem do latim mores, que possui o mesmo significado do grego ethos.
= Em filosofia, há quem use ética e moral como sinônimos - e isto não é errado.
Uma possível distinção entre as duas palavras pode ser esta: a ética seria o estudo do comportamento individual e dos valores deste comportamento em relação à sociedade.
A moral, por sua vez, seria o estudo dos valores e hábitos da própria sociedade em um determinado período. Enquanto um prioriza o indivíduo, outro prioriza o estudo antropológico de um povo em uma determinada cultura.
A correlação entre os dois, assim, se faz necessária: nenhum homem vive isolado, portanto sua ética - o pensamento sobre o que é certo e errado individualmente - tem de ser estudada em referência ao lugar onde vive, com quem se convive e como a convivência se dá.
A moral, da mesma forma, corre o risco de se tornar uma abstração quando desligada dos indivíduos que formam a cultura e o hábito de uma sociedade. O estudo de determinados pontos morais de uma sociedade (ex.: sua religião, seu temperamento, seus costumes comerciais) são fundamentados nos atos individuais que, somados, formam a argamassa que chamamos de moral de um povo.
Explicação:
Resposta:
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta tais requisitos:
A - Não precisa controlar interiormente seus impulsos, suas inclinações e suas paixões, deixando-as fluir livremente.
B - Saber o que faz, conhecer as causas e os fins de sua ação, o significado de suas intenções e de suas atitudes e a essência dos valores morais. CORRETA
C - Dizer o que as coisas são, como são e por que são. Enunciar, pois, juízos de fato.
D - Ser responsável, mas não precisa reconhecer-se como autor da sua própria ação nem avaliar os efeitos e as consequências dela sobre si e sobre os outros.
Explicação: Resposta conferida pelo AVA.