Gente me ajude a fazer 3 perguntas com respostas sobre depressão e suicídio na pandemia.
É PRA UM TRABALHO DE ENTREVISTAR E DE APRESENTAR! POR FAVOR E PRA HOJE ATÉ AS 18HS. ME AJUDEE, SOCORRO!!!!!!!
Respostas
Resposta:
1) Por que as taxas de suicídio e a incidência de depressão aumentaram na pandemia?
2) Quais são os sinais de quem planeja suicídio ou portadores de depressão?
3) Como prevenir o suicídio e a depressão?
Explicação:
1) A maior incidência de tais coisas na pandemia se deve ao fato de que, com o isolamento, temos que reaprender e mudar totalmente o nosso estilo de vida. Já não vamos a lugares com muitas pessoas, não vemos os amigos, não socializamos, como tinha que ser. Algumas pessoas (bem poucas, por sinal) conseguiram se adaptar a tal modo de vida melhor do que outras. Porém o cérebro precisa da socialização, está tendo que se acostumar com uma rotina totalmente diferente do que era normal para nós, e isso faz com que, tendo que ficar em casa e sem muitas esperanças de quando isso vai acabar, as pessoas fiquem deprimidas e mais sensíveis, e a incidência de problemas psicológicos aumente, assim como as taxas de suicídio, uma medida drástica que pode ser considerada pelas pessoas quando estão angustiadas e deprimidas, por ser vista erroneamente como uma forma de "escapar da dor" e das demais dificuldades.
2) A depressão pode afetar o humor, o sono, o comportamento, a cognição, o peso e o corpo. alguns sintomas são: ansiedade, desinteresse, culpa, descontentamento com tudo, desesperança, mudanças de humor, perda de interesse ou prazer nas atividades que antes lhe faziam feliz, solidão, tristeza, tédio, agitação, automutilação, choro excessivo, inquietação, irritabilidade, isolamento, excesso de sonolência, insônia ou sono agitado, falta de concentração, lentidão durante atividades, pensamentos suicidas, ganho de peso ou perda de peso, fadiga e fome excessiva. Mas é importante lembrar que é necessário um diagnóstico médico para se confirmar com certeza. Pessoas que pensam em suicídio normalmente emitem um pedido de ajuda, e nós temos que prestar atenção em tais sinais: desejo de morrer, ansiedade e inquietação, sentimento de vazio, tristeza e falta de esperança extremas, sentimento de raiva ou dor insuportável, discursos de despedida, dormir demais como fuga da realidade, atitudes arriscadas, se desfazer de bens, auto lesões, isolamento, alterações extremas de humor, pensamentos repetitivos e se alimentar mais ou menos que o normal.
3) A principal maneira de prevenir o suicídio e tratar da depressão, são prestar apoio a pessoa, fazê-la participar de momentos prazerosos e alegres, se mostrar presente na vida dela, mostrá-la e fazê-la pensar sobre as suas qualidades e momentos felizes, conversar com ela, evitar julgamentos, escutar e acolher a pessoa, recomendar que o paciente procure ajuda e apoio profissional e o acompanhar a tais seções, propor soluções aos problemas em conjunto, entre outros. Também é prudente não deixar a pessoa sozinha, e evitar que ele tenha acesso a armas, objetos cortantes e coisas que ele possa usar para machucar a si. O apoio a pessoa em tal estado é de estrema importância, mas o acompanhamento profissional também é. O atendimento remoto pode ser feito pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), por meio do número 188 ou pelo site. Ele funciona por ligação 24h por dia, e-mail ou por chat, sendo que neste tem horários específicos de atendimento. Quem procurar ajuda sempre será atendido por especialistas que estarão dispostos a te escutar e entender.