Leia os textos abaixo.
Texto 1
Úrsula
Capítulo 3
[...] Em uma madrugada, contudo, após uma noite de atribulada vigília, mais cedo ainda que de costume a mimosa donzela entranhou-se por acaso no mais espesso da mata [...]. Divagando por ela sem tino, vencida pelo cansaço sentou-se, ou deixou-se cair sobre as raízes de um jatobá [...]. Aí em seu tronco a natureza, melhor que um hábil artista, entalhara em derredor espaçosos degraus, como outros tantos assentos preparados para descanso dos que à sua sombra buscassem uma hora de repouso, ou de meditativo cismar.
Úrsula sentou-se sem o menor reparo num desses degraus, e continuou nos seus pensamentos loucos, ou talvez inocentes como a sua alma; mais profundos, penosos para ela, que pela vez primeira sentia a necessidade de uma alma que compreendesse a sua, de um pensamento que se harmonizasse como o seu.
Mas amava ela a alguém? [...] Úrsula sentia uma vaga necessidade de ser amada, de amar mesmo; mas em quem empregar esse amor, que devia ser puro como a luz do dia [...]? Em quem? Não o sabia ainda. [...]
REIS, Maria Firmina dos. Úrsula. Disponível em: . Acesso em: 2 ago. 2021. Fragmento.
Texto 2
Onde Está O Meu Amor?
Onde está o meu amor?
Quem será, com quem se parece?
Deve estar por aí
Ou será que nem me conhece?
Onde andará o meu amor?
Seja onde for
Irá chegar. [...]
Onde está o meu amor?
Leve e envolto em tanto mistério
Deve saber voar
Deve ser tudo que eu espero. [...]
SCHIAVON, Luiz; B, Marcelo B; RICARDO, Paulo. Onde está meu amor? In: Letras. Disponível em: . Acesso em: 2 ago. 2021. Fragmento.
Apesar de pertencerem a épocas distintas, esses textos têm em comum o fato de
Respostas
Resposta: Letra D
Explicação: Em ambos os textos, foi falado sobre a vontade do personagem principal em encontrar o seu futuro amor e/ou amor da sua vida.
Mesmo que sejam de épocas diferentes, os dois textos apresentados no enunciado têm em comum o fato de o eu lírico desejar encontrar o amor da sua vida, e por este motivo a alternativa correta é a letra D.
Nos dois textos que se pode observar no enunciado da questão, o eu lírico de ambos faz uma dissertação sobre o seu desejo de encontrar uma pessoa que o ame e que ele possa amar.
No primeiro texto, o Texto 1 (Úrsula), a personagem principal revela que sentia necessidade de receber e dar amor, mas que essa pessoa necessitava ser pura e merecedora do seu amor.
No segundo texto, o Texto 2 (Onde Está o Meu Amor?), o eu lírico está à procura da pessoa a qual ele deve amar, que ele ainda não achou no decorrer de sua vida.
Veja questão semelhante em:
https://brainly.com.br/tarefa/35382120