6) Explique o que era:
a) Engenho Colonial
b) Senzala
por favor me ajudem e urgente
c) Casa-Grande
d) Casa das Moendas
e) Moenda
f) Casa das Caldeiras
Respostas
Resposta:
a) Engenho Colonial = O Engenho Colonial. O engenho, a grande propriedade produtora de açúcar, era constituído, basicamente, por dois grandes setores: o agrícola - formado pelos canaviais -, e o de beneficiamento - a casa-do-engenho, onde a cana-de-açúcar era transformada em açúcar e aguardente.
b) Senzala = Habitação usada como alojamento para os escravos negros, trazidos ao Brasil, durante o período de escravidão (entre o século XVI e XIX); embala.
c) Casa-Grande = Casa-grande era a casa da família do proprietário das grandes propriedades rurais do Brasil colonial. Inicialmente, o termo não era utilizado para designar toda a residência — chamadas casas de morada ou casas de vivenda — , mas apenas a principal varanda da casa, tendo, por catacrese, passado a denominar toda ela.
d) Casa das Moendas = A Casa da Moeda do Brasil (CMB) é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda. Fundada em 8 de março de 1694, acumula 327 anos de existência. Foi criada no Brasil Colônia pelos governantes portugueses para fabricar moedas com o ouro proveniente das minerações.
e) Moenda = Também conhecida como terno de moagem, a moenda de cana é composta de base, castelos, mancais, bagaceira, pentes e rolos esmagadores. Trata-se de equipamentos de alta pressão e baixa velocidade. Em geral, usam-se 4 a 5 ternos por unidade fabril.
f) Casa das Caldeiras = A Casa das Caldeiras é uma construção localizada no bairro da Água Branca, na zona oeste da cidade de São Paulo, considerada um dos muitos patrimônios históricos tombados da cidade.