Leia o Texto 8 e responda a questão 13 Texto 8 Nossa língua portuguesa:
O deputado Henrique Fontana (PT – RS) esteve no mês passado em Portugal onde representou o partido no encontro do Partido Socialista Português, em um hotel de Lisboa. Voltou de lá contando aos colegas uma história que jura ser verdadeira. Após dois dias de discussões, os participantes do encontro foram a uma festa de confraternização. O encontro era tipicamente português. Ao som do fado, os políticos podiam provar pratos da culinária local, como bacalhau, alheira e pastéis de Santa Clara. Fontana serviu-se no bufê, mas não sabia onde deveria sentar-se para comer. Num português coloquial, perguntou à garçonete: - Posso sentar aqui no balcão ou tenho que sentar na mesa? A funcionária respondeu: - Aqui em Portugal a gente costuma sentar na cadeira. Se, no Brasil, você senta em mesa ou em balcão, o problema é seu.
A partir da leitura do Texto 8alternativa correta em relação ao emprego da regência verbal:
a) A garçonete corrigiu o deputado porquemesmo utilizou a forma culta.
b)O deputado utilizou a regência verbal correta: “sentar no balcão ou na mesa”.
c)O deputado deveria ter dito: posso sentar aqui no balcão ou tenho que sentar à mesa? Dessa forma, estaria utilizando a regência verbal de acordo com a norma culta.
d)O deputado deveria ter dito: posso sentar aqui ao balcão ou tenho que sentar na mesa? Dessa forma, estaria utilizando a verbal de acordo com a norma culta.
e)O deputado deveria ter dito: posso sentar aqui ao balcão ou tenho que sentar à mesa? Dessa forma, estaria utilizando a regência verbal de acordo com a norma culta.
ME AJUDEM URGENTE!!!!!!!
AleatoriaDark090:
lacre
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Letra-E
Explicação:
Seria errado sentar no balcão
O deputado deveria ter dito: posso sentar aqui ao balcão ou tenho que sentar à mesa? Dessa forma, estaria utilizando a regência verbal de acordo com a norma culta.
Espero ter ajudado! <3
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás