Leia o texto:Autoridades afegãs anunciaram a morte do mulá Mohammed Omar, líder do Talibã e aliado de Osama Bin Laden. A morte de Omar teria ocorrido em um hospital de Karachi, no Paquistão, em 2013. O Departamento de Estado Americano oferecia uma recompensa de US$ 10 milhões por informações que levassem à sua captura. O Talibã, grupo que era liderado pelo mulá Omar, é:
a) um movimento fundamentalista islâmico xiita nascido no Irã;
b) um movimento islâmico xiita e atua no Iraque;
c) um movimento fundamentalista islâmico sunita que opera no Afeganistão e Paquistão;
d) um movimento nacionalista curdo que enfrenta as forças do Estado Islâmico;
e) um movimento fundamentalista islâmico que nasceu após a invasão norte-americana no Afeganistão, em 2001.
ivieirailv18:
o Talibã é um grupo fundamentalista que é adepta do islamismo sunita. Apesar de ter origem na Guerra do Afeganistão, o movimento também tem atuação no Paquistão. Portanto, a alternativa correta é a letra C.
Respostas
respondido por:
10
O grupo liberado pelo mulá Omar denominado de Talibã é: c) um movimento fundamentalista islâmico sunita que opera no Afeganistão e Paquistão.
O Talibã corresponde a um grupo de caráter fundamentalista que adota a religião islâmica sunita. Foi originado durante a Guerra do Talibã, mas atualmente também exerce influência em outros países fora o Afeganistão, como, por exemplo, o Paquistão.
No ano de 2013, ocorreu a morte do líder do Talibã, o mulá Mohammed Omar, que ficou conhecido por ser um dos maiores aliados de Osama Bin Laden. O mulá era procurado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos.
Bons estudos!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás