O governo-geral O sistema de capitanias hereditarias fracassou. O Estado portugués encontrou, então, outra solução para garantir o controle e a defesa do territorio, o governo-geral O primeiro governador geral da colonia portuguesa, Tomé de Sousa, chegou em 1549 Ele era encarregado de defender a costa e o interior do territorio contra invasores, garantir o cumprimento da lei, assentar colonos e organizar a administração da colonia. Para isso, ele fundou a ddade de Salvador, primeira capital do Brasil, no atual estado da Bahia. Com a comitiva de Tomé de Sousa, vieram os jesuitas, padres missionários que tinham a missão de catequizar os indígenas, ou seja, converte-los à fe católica. Acre ditava-se que a religião facilitava a submisao da po pulação nativa à Igreja e ao Estado português sentar dar porse legal de terra Por que a colonia portuguesa era un territorio ameaçado por invasões estrangeiras?
Respostas
Resposta:
CAPITANIAS HEREDITÁRIAS
HISTÓRIA DO BRASIL
As capitanias hereditárias foram a primeira medida real de colonização tomada pelos portugueses em relação ao Brasil. Com as capitanias, foi implantado um sistema de divisão administrativa por ordem do rei português D. João III, em 1534. A América Portuguesa foi dividida em 15 faixas de terra, e a administração dessas terras foi entregue aos donatários. As capitanias existiram no Brasil durante séculos, mas, a partir de 1548, uma nova forma de administrar o Brasil foi criada.
Contexto histórico
Em 22 de abril de 1500, a expedição liderada por Pedro Álvares Cabral avistou o Monte Pascoal, marcando oficialmente a chegada dos portugueses ao continente americano. Apesar de a chegada no novo continente ser algo marcante, os portugueses, naquele momento, tinham como prioridade econômica o comércio de especiarias na Índia.
Explicação:
Espero ter ajudado