pq o comunismo não é proibido no Brasil e o nazismo é? O ideal não seria os dois serem proibidos?
Respostas
Resposta:
O nazismo baseia-se em ideias anti-democráticas e autoritárias, de superioridade étnicas e antissemitismo, nacionalismo agressivo, eugenia e expansionista. O plano central era criar um mundo aos moldes da dita "raça ariana" idealizada pelos líderes nazistas. A Alemanha nazista foi o principal exemplo.
O comunismo é um regime econômico, oposto ao capitalismo, que busca desmanchar as classes sociais e coletivização de bens e meios de produção.
Embora o comunismo como idealizado não chegou acontecer (o comunismo seria a etapa após o socialismo), os regimes socialistas comumente tomam posturas totalitárias e autoritárias. Temos por exemplo a extinta URSS e a China.
Explicação:
O nazismo por si só ofende gravemente os princípios da constituição brasileira, dos direitos humanos e da dignidade humana com propostas racistas e etnocêntricas, além de todo o fundo histórico que envolve sua criação e o contexto atual dos grupos. Por isso é banido.
O comunismo, apesar dos eventos históricos mostrados pelos regimes socialistas terem rendido imagens horríveis, como ideologia seria apenas uma alternativa de sistema econômico que entra em desacordo com os conceitos de propriedade privada e defende fim das classes sociais. Não há razão válida para instituir por lei qualquer medida contra ideais comunistas.