• Matéria: Química
  • Autor: aprendizdeumsite
  • Perguntado 3 anos atrás

QUAL O NOME QUÍMICO DO GÁS NATURAL E O DE GÁS DE COZINHA? E QUAIS OS PRINCIPAIS USOS?

Respostas

respondido por: marllongiovani
0

Resposta:

- O gás de cozinha é o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), mas essa sigla também pode significar Gás Líquido Pressurizado. Esses nomes indicam a origem e algumas características do gás de cozinha, isto é, sua origem é o petróleo; ele está líquido dentro do botijão de gás; e é submetido a elevadas pressões.

H3C ─ CH2 ─ CH3              H3C ─ CH2 ─ CH2 ─ CH3

Propano                             Butano    

Os gases propano e butano são os principais componentes do gás de cozinha, sendo altamente inflamáveis, inodoros e incolores. Mas se eles não possuem cheiro, por que nós logo sentimos um odor característico quando o gás de cozinha está vazando?

Na verdade, esse cheiro que nós sentimos não é nem do propano nem do butano, mas sim de substâncias de enxofre (tiocompostos ou compostos sulfurados), mais especificadamente do grupo dos tióis, também chamados de mercaptanas. Essas substâncias que são adicionadas ao gás de cozinha possuem um odor extremamente desagradável e podem ser detectadas prontamente pelo consumidor mesmo em baixas concentrações. Esse alerta diminui o risco de acidentes. Geralmente, entre os tióis utilizados, há o etanotiol, o butan-1-tiol e o 1,1-dimetiletanotiol.

-  O gás natural é composto de hidrocarbonetos de 1 a 2 átomos de carbono, principalmente o metano (CH4), que pode aparecer em uma abundância de 70% a 99%. Outros componentes são: etano (C2H6), de 0,5% a 7%, além de substâncias inorgânicas como o H2S, CO2, N2, He etc.

Explicação:

respondido por: Anônimo
1

Resposta: O gás natural é utilizado diretamente como combustível, tanto em indústrias, casas e automóveis. É considerado uma fonte de energia mais limpa que os derivados do petróleo e o carvão. Alguns dos gases de sua composição são eliminados porque não possuem capacidade energética  ou porque podem deixar resíduos nos condutores devido ao seu alto peso molecular em comparação ao metano

  • Combustível: a sua combustão é mais limpa e dá uma vida mais longa aos equipamentos que utilizam o gás e menor custo de manutenção.
  • Automotivo: utilizado para motores de ônibus, automóveis e caminhões substituindo a gasolina e o álcool, pode ser até 70% mais barato que outros combustíveis e é menos poluente.
  • Industrial: utilizado em indústrias para a produção de metanol, amônia e ureia.

Normalmente, esse gás é o Butano.

Explicação:

Perguntas similares