Qual era a origem da maioria dos escravos que trabalhavam no Nordeste colonial e como eram tratados?
Respostas
Resposta:
Explicação:
Eles eram Africanos, tratados das piores formas sendo sujeitados a diversos tratamentos horríveis vistos como inferiores somente pela cor da pele, trazidos pelos navios negreiros em péssimas condições poucos sobreviviam e chegando aqui tiveram que trabalhar muito sendo explorados dia após dia.
Resposta:
Os escravos trazidos para o Brasil, pelos portugueses, vieram de duas regiões do continente africano. Da região de Moçambique, Congo e Angola vieram os bantos (importante grupo étnico das regiões Centro-Sul e Nordeste da África). Essas regiões foram conquistadas pelos portugueses ainda no século XV.
O regime de escravidão no Brasil impunha ao africano (e ao indígena também) um regime de trabalho exaustivo e desumano. Além disso, os escravos eram mantidos em condições precárias, muitas vezes mal alimentados e vítimas dos mais variados tipos de violência. Isso motivou focos de resistência entre os escravos por meio de sabotagem e, principalmente, fuga.
Explicação:
Os historiadores estimam que, ao longo da história da escravidão africana no Brasil colonial, foram trazidos cerca de quatro milhões de africanos. Os escravos eram utilizados nos mais diversos tipos de trabalho, com maior destaque para a sua utilização nos engenhos produtores de açúcar e nos centros de mineração a partir do século XVIII.