No século VI a.C., o grego Tales de Mileto descreveu que pedras de eléctron (âmbar) tinham a capacidade de atrair corpos leves, independente do material, logo após serem atritadas. Essa propriedade se esvaía com o tempo. Pedras de magnetita tinham a propriedade de atrair corpos de ferro sem estímulo externo por um tempo indeterminado.
Passados mais de vinte séculos, a eletricidade e o magnetismo revelaram várias facetas e nos séculos XIX e XX ganharam teorias que são adotadas atualmente. Aplicando os conhecimentos atuais sobre eletricidade e magnetismo aos comportamentos descritos por Tales, determine a proposição falsa:
a) O âmbar é um isolante elétrico que se eletriza por atrito, sendo capaz de atrair corpos leves ao se aproximar deles, polarizando-os eletricamente.
b) O âmbar é um gerador elétrico natural, produzindo uma corrente elétrica de baixa intensidade por causa da indução eletromagnética, o que atraia apenas corpos eletricamente condutores.
c) As pedras de magnetita usadas por Tales eram imãs permanentes, feitos de materiais ferromagnéticos magnetizados, portanto estavam abaixo do ponto Curie.
d) As pedras de magnetita usadas por Tales tinham domínios magnéticos que geravam um campo magnético para um sentido preferencial, tornando-se um dipolo magnético.
ME AJUDEEEM!
POR FAVOR!!!
Respostas
Resposta: Letra a
Explicação
Tales de Mileto acreditava que a pedra âmbar fosse capaz de ser um instrumento de polarização, sendo isolante térmico e meio de atração dos corpos (A).
Os filósofos pré-socráticos preocupavam-se com a origem do Universo e como a natureza foi criada. Assim, de modo científico, debruçavam-se a observar o cosmos e refletiam acerca do princípio de todas as coisas.
Com isso, os filósofos pré-socráticos são denominados de "filósofos da natureza", pois utilizam sua racionalidade para pensar sobre a arché (princípio) e a physis (natureza).
Seus principais fundadores são: Tales de Mileto, que concebia que tudo vinha da água; Anaximandro, que afirmava o ápeiron, ou seja, o indeterminado; Anaxímenes, o ar; Pitágoras, o princípio era os números, Heráclito, que dizia que era o fogo.
Link: brainly.com.br/tarefa/19367549