• Matéria: Português
  • Autor: rodriguesdeoli56
  • Perguntado 3 anos atrás

Porque os políticos do Brasil roubam ? Responda e ganhe 100 pontos ​

Respostas

respondido por: marllongiovani
1

Resposta:

O Brasil é considerado corrupto porque tem a corrupção intrínseca nessas regras não faladas. Ela não é aceita moralmente nem legalmente, mas é praticada em maior ou menor grau por boa parte da população. É preciso se opor a isso. Precisamos demonstrar que não aceitamos mais essa conduta, que não vamos mais fechar os olhos para essas práticas, sejam elas cometidas por políticos ou por nossos vizinhos, familiares e amigos. E, sobretudo, não a praticarmos nós mesmos.

A corrupção está relacionada ao percurso histórico do Brasil. Quando os portugueses chegaram ao continente sul-americano, houve um período de encantamento muito longo com as riquezas naturais dominadas pelos índios. Logo, os colonizadores europeus desenvolveram um método bem simples para usufruir das riquezas brasileiras: o suborno.

Era um quilo de ouro em troca de um espelho. Uma carga de madeira Pau-Brasil em troca de alguns vestidos. Aves selvagens em troca de um pouco de arroz branco. Neste período, o conceito de corrupção começou a ser enraizado na cultura brasileira. “Isto é, nossa educação e formação cultural foi baseada em atos de corrupção desde o nosso processo civilizatório”, acrescenta o sociólogo e professor na Universidade de Sorocaba, Paulo Silva.

Independente de qualquer índice ou pesquisa, a profusa corrupção é um grave problema que atinge o nosso país. Nesse ponto, não se trata de comparar se somos mais ou menos corruptos que esse ou aquele país. Trata-se, sim, de saber se esse grau de corrupção está de acordo com a nossa concepção moral e ética, se aprovamos ou desaprovamos uma prática corrupta. É uma análise pessoal. Se reprovamos a corrupção, por que a praticamos? Se a praticamos, temos a efetiva consciência do que fazemos?

Para entender este processo, é preciso reconhecer a existência de um conjunto de regras ou normas tácitas que existem, entre as normas legais e as normas sociais. Uma espécie de conduta entendida como aceitável e, às vezes, até esperada. Essa conduta pode, em certos casos, coincidir ou se aproximar das normas legais ou sociais, mas também pode se distanciar delas. Dessa forma, um cidadão que se depara com uma prática que considera imoral e que sabe também ser ilegal, baseia-se inconscientemente nesse conjunto de regras tácitas para corroborar e validar aquela conduta específica. Mais ou menos aquela ideia: “eu sei que é ilegal, eu sei que é errado, mas todo mundo faz então não tem problema”.

Explicação:


rodriguesdeoli56: A pergunta era brincadeira mais ok , vlw pela resposta
Perguntas similares