como se deu, na história o reconhecimento dos direitos do indivíduo? destaque concepções e documentos relacionados a esse processo.
Respostas
Resposta:
São diversos os momentos históricos que podem ser citados como reconhecimento dos direitos do indivíduo, porém vou listar os mais importantes para a sociedade contemporânea:
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789) deu-se durante a Revolução Francesa, quando a Assembleia Nacional Constituinte a promulgou. Segundo ela, os homens nascem e são livres e iguais em direitos. Os princípios da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, serviram de inspiração às constituições que se sucederam, inclusive, e principalmente, à Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada em 10 de dezembro de 1948, pela Organização das Nações Unidas.
Constituição espanhola, de 19 de março de 1812 (Constitución de Cádiz), popularmente conhecida como “La Pepa
Constituição portuguesa, de 23 de setembro de 1822, importante marco de proclamação de direitos humanos naquele país
Constituição belga, de 07 de fevereiro de 1831[17], uma das constituições em vigor mais antigas do mundo, dedicou texto especial autônomo aos direitos humanos.
Constituição mexicana de 31 de janeiro de 1917
Declaração Soviética dos Direitos do Povo Trabalhador e Explorado, de janeiro de 1918
No dia 26 de junho de 1945, aprovou-se a Carta das Nações Unidas, “destinada a fornecer a base jurídica para a permanente ação conjunta dos Estados, em defesa da paz mundial”
A Carta das Nações Unidas ou Carta de São Francisco, assinada em 26 de junho de 1945
Explicação: