início do período republicano brasileiro é caracterizado por governos de pessoas ricas, que eram representantes das oligarquias do sudeste do país. De que maneira estas elites conseguiam sempre garantir que o candidato que elas queriam fosse eleito? Explique detalhadamente com suas palavras (respostas copiadas serão anuladas). * 1 ponto Sua resposta
Respostas
Resposta:
Os principais representantes das oligarquias eram os produtores de Café, que na época era o pilar da economia brasileira.
A elite cafeeira conseguiu se manter no poder por muito tempo pela chamada Política do Café com Leite. Que consistia em uma relação de interesses entre as duas maiores potências do café no Brasil daquela época, São Paulo e Minas Gerais. Funcionava da seguinte forma: no ano da eleição, um candidato de SP se candidatava, e a elite de MG o apoiava. No próximo ano de eleição, acontecia o inverso, um de MG se candidatava, e SP o apoiava. Por conseguinte, Minas e São Paulo se mantiveram por muito tempo no poder.
Ademais, havia também o chamado Voto de Cabresto, que consistia na manipulação de minorias para votar no candidato escolhido pela à elite. Como naquela época o voto era aberto, os grandes fazendeiros obrigavam seus funcionários a votarem no seu candidato de escolha, indo até o local de votação para conferir se realmente votariam.
Dessa forma, a elite se manteve por muito tempo no poder, o que mudou com a queda da economia cafeeira pelo o advento da Crise de 29, e também pelo golpe de Getúlio Vargas (Revolução de 30) que era do RS.
Espero ter ajudado, bons estudos!