No sertão nordestino, há famílias vivendo em condições de extrema pobreza e que são invisíveis aos olhos da sociedade. Determinada equipe de televisão viajou por diversos dias, pelos lugares mais remotos, entrevistando essas famílias, que fazem parte de uma porcentagem da população que não tem água, comida e nenhum saneamento básico. Numa dessas visitas, encontraram um agricultor que além de passar fome, muitas vezes, não tem água para beber e plantar. Para conseguir água ele precisa andar 12 quilômetros com um galão e um carrinho de mão para chegar ao poço, onde ele encontra uma água barrenta, mas é com ela que ele se hidrata e lava roupa. "Muita gente, às vezes vê [a água] assim, acontece até de derramar. Mas, pra gente aqui, é ouro", confessou, após tomar um copo da água amarelada. Na casa da família do agricultor, as panelas estavam vazias e ao ser questionado sobre o que ele gostaria de comer naquele momento, ele respondeu: "Pudim" e deu um largo sorriso. Durante a conversa, ele relatou que passa até dois dias sem comer nada e a água amarela, também escassa na região, por vezes é a única fonte de alimento dele e de sua família.
Respostas
Resposta:
Sertão nordestino.
Explicação:
O sertão nordestino, também conhecido como sertão, é uma das quatro sub-regiões da Região Nordeste do Brasil, sendo a maior delas em área territorial. Estende-se pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Possui sete grandes polos: Fortaleza (única capital da região), Petrolina, Juazeiro, Mossoró, Juazeiro do Norte, Sobral e Patos.
Ao contrário dos demais semidesertos do mundo, o sertão não margeia um grande deserto, mas sim zonas úmidas. Isso explica suas peculiaridades biomáticas e sua atipicidade demográfica. Compreende as áreas dominadas pelo clima tropical semiárido (quente e seco), apresentando temperaturas médias elevadas, entre 25 ºC e 30 °C (ultrapassando os 42 ºC nos dias mais quentes somente no Raso da Catarina na Bahia e no centro-sul do Piauí) e duas estações bem definidas: uma chuvosa e outra seca. As chuvas concentram-se em apenas três ou quatro meses do ano, e pluviosidade no Sertão atinge a média de 750 milímetros anuais, sendo que em algumas áreas chove menos de 500 milímetros ao ano.
Resposta:
Alternativa 3 (CREIO EU)
Explicação:
Alternativa 3:
A situação apresentada no estudo de caso é uma evidência da desigualdade no Brasil, uma vez que reforça que a fome é um problema social inexistente na atualidade.