Em Tratado Descritivo do Brasil de 1587, o senhor de engenho Gabriel Soares de Souza afirma que:
“(...) como os tapuias são tantos e estão tão divididos em bandos, costumes e linguagem, para se poder dizer deles muito, era necessário de propósito e devagar tomar grandes informações de suas divisões, vida e costumes. São os tapuias contrários de todas as outras nações do gentio, por terem guerra com eles ao tempo que viviam junto do mar, de onde por força de armas foram lançados...”
SOUZA, Gabriel Soares de. Tratado descritivo do Brasil em 1587. Belo Horizonte: Ed Itatiaia, 2001, p. 261.
Analisando o fragmento do texto acima e considerando que alguns povos que habitavam a América Portuguesa, por se diferenciarem dos Tupis, foram denominados por eles, genericamente, de Tapuias. Assinale a alternativa correta à respeito destes povos e das relações estabelecidas com os Tupis.
Alternativas
Alternativa 1:
Os Tapuias habitavam a "terra sem mal" e, por isso, eram considerados seres divinos pelos Tupis.
Alternativa 2:
Os Tapuias almejavam dominar o litoral, mas temiam os Tupis por considerá-los seres de proteção divina.
Alternativa 3:
Os Tupis enxergavam os Tapuias como um importante aliado na dominação do litoral da América Portuguesa.
Alternativa 4:
Os Tupis acreditavam que os povos que não falavam a sua língua (os Tapuias) eram considerados "bárbaros". Por isso, os Tupis consideravam os Tapuias seus inimigos congênitos.
Alternativa 5:
Os Tapuias acreditavam que os povos que não falavam a sua língua (os Tupis) eram considerados "bárbaros". Por isso, os Tapuias consideravam os Tupis seus inimigos congênitos.
Respostas
Resposta:
Alternativa 4
Os Tupis acreditavam que os povos que não falavam a sua língua (os Tapuias) eram considerados "bárbaros". Por isso, os Tupis consideravam os Tapuias seus inimigos congênitos.
Explicação:
Tapuia é um termo de origem tupi que foi utilizado durante o período inicial de colonização do Brasil para designar todos os indígenas que não falavam o tupi antigo. Ao desembarcarem na costa do atual Brasil, os portugueses encontraram grupos que falavam línguas pertencentes a dois grandes troncos linguísticos da América do Sul: o tupi e o macro-jê. Aqueles que habitavam o litoral do Brasil falavam línguas pertencentes ao tronco tupi, ao passo que os falantes de línguas macro-jê com os quais os portugueses travaram contato habitavam regiões do interior do Sudeste, Nordeste e do Sul do Brasil. Como o centro da colonização brasileira se deu no litoral, os portugueses, após estabelecerem contato mais próximo com os índios tupis, adotaram a nomenclatura que esses índios deram àqueles a quem se opunham, ou seja, os índios macro-jê ou tapuias.Tapuia significa "bárbaro, inimigo". De taba – aldeia e puir – fugir: os fugidos da aldeia.
Espero Ter ajudado!
Resposta:
IV. Página IV, livro História da América.
Explicação: