Qual foi a pretensão dos expressionistas abstratos?
Como se deu o fim do expressionismo abstrato?
Respostas
Resposta:Um movimento artístico norte-americano
O expressionismo abstrato também conhecido por “Escola de Nova York”, foi um movimento artístico que surgiu na década de 1940, ocupando um lugar no mundo da arte no período que sucedeu a Segunda Guerra Mundial. Essa corrente artística teve origem em Nova York, nos Estados Unidos, e ganhou uma força tão significativa que foi reconhecida internacionalmente.
O expressionismo abstrato tem características muito específicas, como a criação espontânea, o subjetivismo, a emoção, mas essa expressão também mescla aspectos de outros períodos, como o expressionismo alemão, cubismo, surrealismo, além de ser carregada de elementos da vanguarda. Para entender melhor como esse movimento surgiu, suas características, obras e principais artistas, continue a leitura!
Contexto Histórico
A ascensão do expressionismo abstrato se deu após a Segunda Guerra Mundial, que teve fim em 1945, mas na década de 1930, vários pintores da Europa já haviam se mudado para os Estados Unidos. Nesse período, os artistas americanos foram influenciados pelos europeus que se instalaram em Nova York.
Durante esse tempo houve muita troca de experiências e técnicas entre os pintores de ambos os lados, e no ano de 1943, em um dos encontros de mestres europeus e pintores norte-americanos surgiu o movimento que hoje conhecemos como expressionismo abstrato, um dos mais importantes da pintura moderna americana.
O cenário pós-guerra não era nada fácil. Em todos os âmbitos as pessoas experimentavam o desânimo, a incerteza e o medo do inesperado. As consequências causadas pela guerra afetaram profundamente a Europa e também os Estados Unidos, e isso também se refletiu na arte. A opção encontrada pelos artistas foi a de utilizar essa experiência de crise para desenvolver uma nova forma de fazer arte.
Foi a partir da experimentação, da estética do absurdo, livre e subjetiva, e ao mesmo tempo extremamente sensível, que a pintura abstrata ganhava forma. Ela era cálida, rítmica, sutil e intensa. As telas não tinham mais imagens figurativas, representando perfeitamente as formas, seres, objetos, paisagens, mas agora eram as texturas, linhas, cores, bordas borradas e todo o material utilizado de forma mista, ocupando os quadros. As formas geométricas das pinturas expressionistas em nada se pareciam com as pintadas em outros períodos.
A revolução ocasionada pelo expressionismo abstrato foi tão forte que ela chegou a influenciar outros expressões artísticas, como a fotografia e a escultura. A capacidade que as pinturas tinham de alcançar as pessoas através de uma linguagem visual mais intensa, fez do expressionismo abstrato o movimento artístico mais importante desde a Segunda Guerra Mundial.
Espero ter ajudado alguém