• Matéria: Ed. Moral
  • Autor: Amanda028
  • Perguntado 3 anos atrás

2 - O cartaz a seguir é exemplo de publicidade antirreligiosa da extinta União Soviética.
Tradução: O povo soviético está, com toda a determinação, expondo
a natureza anti-popular dos sectários. Não importa em que deus eles se possam apoiar. Com motivações próprias, os pregadores sectários e seus assistentes, encolhidos em buracos remotos e fétidos,deformam moral e fisicamente as pessoas, afastam-nas da vida profissional e social e corrompem os jovens.
a) Essas acusações são verdadeiras ou falsas? Explique.
b) Esse tipo de postura é compatível com a laicidade do Estado? Justifique sua resposta.

3 - A sharia é a lei islâmica, que se baseia no Alcorão e no hadith, que é o registro das palavras e atos de Mohammed. Ela contém premissas para todos os aspectos da vida. Sua aplicação, atualmente, é objeto de disputa entre muçulmanos conservadores e liberais. Por isso, vemos diferenças de comportamento nos países islâmicos. Alguns são mais rigorosos no cumprimento da sharia, outros adotam posicionamentos mais abertos. A situação das mulheres é um dos temas que possui maior variação entre os países do mundo islâmico. O Estado que adota as premissas de uma tradição religiosa como fundamento para suas leis é chamado de:

a) Estado democrático.
b) Estado fanático.
c) Estado sistemático.
d) Estado teocrático.

gente é serio preciso disso bem rápido

Respostas

respondido por: gmrios05
3

Resposta:

2)A- Resposta falsa

Explicação: No passado, quando ainda existia União Soviética, esse Estado era um  Estado ateu, ou seja, combatia qualquer religião em seu interior, por não  enxergar nas práticas religiosas algo que reforce a ideologia e a postura de  tal Estado.

B) Resposta: NÃO!!!  

Explicação: O termo "laicidade" significa um Estado que não interfere nas religiões, e nesse caso eles combatiam, o que era o contrario de um Estado laico.

3) Alternativa D.

 

Perguntas similares