• Matéria: História
  • Autor: mariaeduardaernestog
  • Perguntado 3 anos atrás

Quem eram os governantes da civilização Asteca e Inca?
URGENTEE


aaaaaaajjj: oi, sou da sua sala no Ernesto, que vergonha ein, usando brainlykkkkkkkkkk
mariaeduardaernestog: xiuu se vc tá aqui é pq tbm usa

Respostas

respondido por: luizhenriquepires16
0

Resposta:

Resposta Abaixo

Explicação:

O nome dado aos governantes Incas era Sapa Inca, sendo o principal (e último) imperador Inca o Rei Atahualpa.

Na Civilização Asteca, o principal governante recebia o nome de Tlatoani asteca, tendo como o mais conhecido ( e também o último) o Montezuma II.

Ambos eram os governantes de suas respectivas civilizações quando os Espanhóis dominaram os seus impérios.


aaaaaaajjj: oi, sou da sua sala no Ernesto, que vergonha ein, usando brainlykkkkkkkkkk
luizhenriquepires16: ??
mariaeduardaernestog: Thanks Bitch
querosaber3985: Akka
respondido por: jujubasousa0161234
1

Resposta:

OS INCAS:

Estima-se que os povos incas surgiram no ano 3.000 a.C, existindo até o ano 1.500 d.C.

LOCALIZAÇÃO:

O Império Inca estava localizado na Região dos Andes, que atualmente abriga o Equador, Peru, Chile, Bolívia e regiões próximas.

ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E SOCIAL:

Os incas estavam organizados em quatro reinos que possuíam, cada um, seu próprio governante. Entretanto, o poder soberano era mesmo o do imperador, que comandava o Império a partir da cidade-capital Cuzco. Era em Cuzco que estava localizado o maior templo do Império, em homenagem ao deus Sol.

A pirâmide social dos incas estava organizada em:

yanaconas, os escravos protetores, na base;

nobres no meio;

sacerdotes na ponta.

Eram uma sociedade estamental, marcada pela imobilidade entre os estratos sociais.

Os incas tinham como costume a utilização da chamada Mita, um imposto que o povo precisava pagar em forma de trabalho ao Estado. Quando os espanhóis chegaram na América, acabaram por incorporar a Mita no processo de colonização.

Existia escravidão entre o povo inca. Entretanto, era bem diferente daquela utilizada pelos colonizadores. Entre os incas, a escravidão acontecia como forma de punição para aqueles que não seguiam alguma regra imposta pelo Estado ou se rebelavam contra algo.

ECONOMIA:

A economia inca era baseada na agricultura. Além disso, ficaram conhecidos por terem o costume de criarem lhamas e porquinhos-da-índia.

cultura religião e conhecimentos:

Assim como os maias e os astecas, os incas eram uma civilização complexa e repleta de conhecimentos importantes. Eles desenvolveram, por exemplo, um sistema de fertilização do solo a partir de excrementos que ajudou muito no desenvolvimento da agricultura.

Além disso, por conta de sua localização geográfica, cheia de relevos (como podemos ver em Machu Picchu), construíram incríveis adaptações, como diques e sistemas de canalização da água para irrigação e uso comum.

São conhecidos pela construção de estradas e fortalezas que causam maravilhamento até hoje. Também desenvolveram importantes teorias na área da matemática e da astronômica.

OS ASTECAS:

Os astecas são considerados o império mais poderoso e desenvolvido dentre os povos ameríndios. O poder centralizado no imperador, apesar da existência de cidades-estado com reis, é exemplo do alto nível de organização.

LOCALIZAÇÃO:

Os astecas viveram em uma região próxima do que hoje é a Cidade do México. O Império tinha Tenochtitlán como capital.

Ruínas de TenochtitlánRuínas de Tenochtitlán

Organização política e social:

O poder no Império Asteca estava concentrado nas mãos do imperador, que governava a partir da capital. Na chegada dos espanhóis ao continente americano, o imperador era Montezuma, que acreditou que os europeus eram, na verdade, divindades.

Mesmo organizados em uma estrutura hierárquica clara, com escravos e servos na base, famílias da casa grande no meio e sacerdotes no topo, a sociedade Asteca permitia a mobilidade social. Ou seja, um indivíduo de uma classe baixa poderia trabalhar até alcançar estratos mais elevados na pirâmide social.

ECONOMIA:

Assim como maias e incas, os astecas tinham sua economia baseada na agricultura, com forte investimento na plantação de milho, algodão, feijão e pimenta.

Foram os astecas que inventaram o chocolate, que ao invés de um alimento doce, era uma bebida amarga oferecida aos deuses.

cultura religião e conhecimentos:

Os astecas tinham profundo conhecimento em metalurgia, produzindo ornamentos de ouro e prata com facilidade. Para eles, esses metais não tinham o mesmo valor que para os povos europeus. Além disso, desenvolveram-se na arquitetura, astronomia e matemática.

  • ESPERO TER AJUDADO MUITO@
  • COLOCA O Meu Como Melhor Resposta Por Favor
  • estou precisando
  • tchau fofa
  • .
  • se não tiver o que vc procurando me desculpa
Perguntas similares