• Matéria: Geografia
  • Autor: rayzaprinceza
  • Perguntado 3 anos atrás

Quais os tipos de Regimes de trabalho? *
a) Primitivo, industrial, rural e Anarquista
b) Primitivo, escravo, feudal, capitalista e comunista.
c) Socialista, Escravo e Oligarquico
d) Industrial, Feudal, Socialista – Capitalista
e) Feudal, escravo, socialista, absolutista

Respostas

respondido por: Xhdjdjdbdd
0

Resposta: letra B

Explicação:

Principais Regimes de Trabalho

Trabalho Primitivo

O trabalho primitivo foi o primeiro regime de trabalho onde o ser humano buscava satisfazer suas necessidades básicas, como se alimentar, se abrigar, etc.

Trabalho Escravo

A medida que surgiram novas formas de trabalho, outras relações de poder também apareceram. Os que detinham o poder se tornaram senhores de escravos, que faziam os mais diversos trabalhos.

Essa forma de trabalho teve duração até a queda do império romano, quando esse regime de trabalho perdeu sua legitimidade na Europa Ocidental. A escravidão já não era mais viável economicamente falando, e muito menos socialmente.

Trabalho Feudal

A partir da e do avanço das tribos bárbaras da Europa, surgiu um alto controle social. Através da ruralização da Europa, o trabalho no campo foi ganhando cada vez mais força, surgindo então uma nova ordem social: o feudalismo.

Esse novo sistema tinha o senhor feudal centralizado, onde ele provia para o servo proteção e manutenção das necessidades básicas, enquanto os servos cuidavam das terras pertencentes a ele.

A função de cada uma das partes nesse regime de trabalho era bem estabelecida: o clero era responsável por cuidar da espiritualidade e intelectualidade, a nobreza governava e dava proteção aos servos, que trabalhavam nas terras.

Trabalho Capitalista

No modelo de trabalho capitalista, quem tem meios de produção emprega quem não tem. Neste formato, o trabalho em questão de tempo, força, qualidade e produto é trocado por salário.

O Capitalismo é um sistema econômico que gera, até hoje, inúmeras formas e meios de trabalho para o ser humano. Esse sistema se iniciou no final da idade média, através de caravanas de mercadores ambulantes nos tempos das cruzadas.

Se iniciaram então a busca de mercadorias e as trocas comerciais de produtos que vinham da Europa, para então serem utilizados pela nobreza. Ao longo do tempo, os comerciantes (chamados burgos) se instalaram em volta dos grandes castelos, onde ocorria a comercialização desses produtos.

A medida que o comércio foi aumentando, novas técnicas e oficinas surgiram. Por esse motivo, houve um crescimento exponencial das cidades e, junto a elas, do capitalismo mercantil, dando origem a novas e variadas formas de trabalho. Todo esse processo resultou na criação de uma nova classe: a burguesia.

O avanço da indústria na Inglaterra e, consequentemente, a Revolução Industrial marcaram o início da segunda fase do capitalismo. O surgimento das grandes indústrias fez com que trabalhadores do campo fossem para a cidade em busca de oportunidades de trabalho. As terras dos antigos moradores do campo agora passam a ser propriedade dos grandes senhores, que as utilizam para o cultivo em grande escala.

A terceira fase do capitalismo, chamada de Capitalismo Financeiro, surgiu no século XX e se manteve através das grandes multinacionais e bancos, e também de um sistema financeiro que sustenta a pirâmide social. Isso ocorre através de um ciclo de consumo gerado pela movimentação de capital.

Trabalho Socialista Comunista

Neste caso o trabalhador serve ao Estado, e não a particulares. E o produto do seu trabalho é dividido entre todos. Nada pode ser chamado de próprio e o Estado é dono de tudo podendo fazer o que quiser.

Perguntas similares