Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Bom dia☆☆
A síntese proteica, também chamada de tradução, é um processo em que as informações contidas em uma molécula de RNA mensageiro são convertidas em proteínas.
Explicação:
O processo de síntese proteica, também denominado de tradução, baseia-se na leitura do RNA mensageiro e na união de aminoácidos correspondentes à sequência de códons (sequência de três bases nitrogenadas) presentes nesse RNA. Na síntese proteica, ocorre, portanto, a conversão de informações contidas nas moléculas de RNA em proteínas.
→ Quais são os tipos de RNA necessários para a síntese proteica?
Para que a síntese de proteínas ocorra, é necessária a ação do RNA mensageiro (mRNA), RNA ribossômico (rRNA) e RNA transportador (tRNA):
rRNA - Esse RNA é responsável por formar os ribossomos, o local onde ocorre a síntese proteica. Essas organelas destacam-se pela ausência de membrana e por serem formadas por duas subunidades, uma pequena e uma grande;
mRNA - Esse RNA possui as sequências de base que guiarão a síntese proteica;
tRNA – Esse RNA é o responsável por carregar os aminoácidos que formarão a nova molécula de proteína.
→ Quais são as etapas da síntese proteica?
Observe o esquema de um ribossomo realizando a síntese de uma proteína
De uma maneira resumida, podemos dizer que o processo de síntese proteica ocorre em três etapas: iniciação, alongamento e finalização. O processo inicia-se quando uma subunidade ribossomal pequena liga-se ao mRNA no códon de iniciação, o qual é identificado por uma molécula de tRNA que transporta metionina. O tRNA possui o anticódon UAC, o qual se emparelha com o códon AUG, o chamado códon de início da tradução. Após esse processo, a subunidade grande do ribossomo liga-se à subunidade pequena, tornando o ribossomo completo.
Anexos:
rayssaezequiel01:
obrigada ☺️
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás