Respostas
Se puder deixar como melhor resposta me ajuda muito obrigado :D
Explicação:
Hoje, símbolo da cultura afro-brasileira, símbolo da miscigenação de etnias, de resistência à opressão, a capoeira mudou definitivamente sua imagem e se tornou fonte de orgulho para o povo brasileiro.
Atualmente, é considerada patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e tem atraído dezenas alunos de todos os continentes, que se esforçam em aprender a língua portuguesa para melhor se envolver com a luta. O guarapuavano Cleiton Cauô, começou a praticar capoeira há três meses. “Comecei a fazer capoeira como defesa, mais vi que não era bem isso, é mais cultura, um meio de vida pra gente”, diz Cleiton.
Comunidade capoeirista
A maioria dos capoeiristas passa a ser conhecida na comunidade mais pelos seus respectivos apelidos do que por seus próprios nomes. O costume do apelido surgiu na época em que a capoeira era ilegal.
Capoeiristas evitavam dizer seus nomes para evitar problemas com a polícia e se apresentavam a outros capoeiristas ou nas rodas pelos seus apelidos. Desta forma, um capoeirista não poderia revelar os nomes dos seus companheiros à polícia.
Adriano Roberto da Luz ganhou um apelido nobre da comunidade, Visconde, e hoje nem uma perna quebrada o faz abandonar a comunidade da capoeira. “Eu achava muito legal as acrobacias e quando entrei nas aulas eu aprendi sobre muito sobre a cultura brasileira, pretendo continuar praticando e quem sabe poder ensinar um dia”, fala Visconde.
Com uma história de resistência e liberdade, a capoeira surgiu. Hoje ela faz novos adeptos todos os dias e em todos os cantos do mundo, ensinando não apenas uma arte marcial, mas um pouco da cultura do nosso país.